[weglot_switcher]

Espanha: PSOE e Podemos continuam a não se entender

A reunião entre Pedro Sanchez e Pablo Iglesias para um acordo de investidura falhou mais uma vez. Iglesias terá pedido a vice-presidência do governo, mas o Podemos nega o pedido.
  • Pedro Sanchéz, líder do PSOE e primeiro-ministro de Espanha
10 Julho 2019, 07h32

A repetição das eleições gerais de 10 de novembro está, segundo alguns comentadores do momento político espanhol, cada vez mais próxima: a reunião que Pedro Sánchez e Pablo Iglesias mantiveram esta terça-feira, a quinta desde as eleições e a duas semanas da investidura já programada, foi mais uma vez inconclusiva.

O desacordo entre Sánchez e Iglesias está reduzido à presença do Podemos num governo de coligação – e o partido terá mesmo pedido nada menos que a vice-presidência do executivo. O Podemos desmente o pedido – o que só serviu para que os dois partidos se distanciassem ainda mais, possivelmente de forma definitiva.

O PSOE insiste que não tem maioria absoluta entre as duas forças e considera apenas um governo apenas socialista, após um acordo programático com seu aliado nos últimos 12 meses. A posição de Sánchez é simples: se a coligação com o Podemos continua minoritária nas Cortes, mais vale o PSOE tentar ‘a sorte’ sozinho.

“O que a Espanha precisa é de um governo da coligação de esquerda e esperamos convencer o PSOE a flexibilizar a sua posição; a sua proposta de que o governo deve ser de um partido único vai em direção contrária ao que os cidadãos votaram”, declarou o líder do Podemos, citado pelos jornais espanhóis, no final da reunião.

A resposta do PSOE, através da sua vice-secretária e porta-voz às Cortes, Adriana Lastra, foi igualmente difícil: “a reunião não foi bem sucedida; parece que Iglesias está mais preocupado com os nomes do Conselho de Ministros do que com as políticas a serem desenvolvidas”.

A votação para a investidura (dia 22 e 23 de julho) é resolvida com maioria absoluta, Se esta não sunceder, dois dias depois a votação será repetida e o governo avançará com uma maioria simples.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.