[weglot_switcher]

Espanha: redução no consumo ameaça recuperação económica

“Nas próximas semanas, esperamos que os gastos com turismo interno e externo, ainda em níveis muito baixos, melhorem aos poucos, sempre partindo do pressuposto de que os surtos de Covid-19 que surgiram em algumas partes da geografia espanhola serão controlados rapidamente ”, apontou Javier Ibáñez de Aldecoa, economista do CaixaBank Research
  • Barcelona, Espanha
7 Agosto 2020, 18h02

Os últimos dados sobre consumo publicados por bancos espanhóis mostram uma pequena paralisação no consumo provocada pelo crescimento no número de infetados, mas também pelo reduzido numero de turistas, avançou o El Economista, esta sexta feira, 7 de agosto.

Desde o final de maio, junho e parte de julho, o consumo voltou a recuperar terreno perdido de forma acelerada, pelo que esta travagem no consumo apanhou o Governo de surpresa.

Javier Ibáñez de Aldecoa, economista do CaixaBank Research, acompanha os gastos dos consumidores em cartões com os dados privados do banco catalão e contou, numa nota de imprensa, que “o total das despesas com cartões espanhóis e estrangeiros nos terminais de ponto de venda (POS) e caixas multibanco diminuíram 17% ano na última semana de julho (de 27 de julho a 2 de agosto), 4 pontos percentuais a mais que na semana anterior “.

“Estes números parecem indicar que o consumo está numa fase de impasse devido à incerteza gerada pela evolução mais recente da pandemia. Nas próximas semanas, esperamos que os gastos com turismo interno e externo, ainda em níveis muito baixos, melhorem aos poucos, sempre partindo do pressuposto de que os surtos de Covid-19 que surgiram em algumas partes da geografia espanhola serão controlados rapidamente ”, afirma o especialista do CaixaBank.

Por sua vez, os dados do BBVA Research, da semana de 20 a 26 de julho, demonstram que as restrições causadas pelos surtos de covid-19 moderaram a recuperação do consumo em algumas das províncias afetadas. O aumento nas despesas presenciais foi contido em Huesca (-7 pontos para 9%), Zaragoza (-6 pontos para 4%), Gipuzkoa (-6 pontos para 0%), Barcelona (-4 pontos para -5 %), Murcia (-3 pontos a 9%) e Navarra (-3 pontos a 13%).

Além do reduzido nível de despesa, o BBVA Research também registou que a recuperação das compras com cartões estrangeiros parou nas províncias fronteiriças com a França, exceto em Navarra. A redução da procura turística em destinos urbanos afetados pelos surtos de covid-19, como Saragoça e Barcelona, também acelerou na semana passada.

Na quarta-feira, o Ministério da Saúde de Espanha divulgou mais 1772 casos do novo coronavírus em 24 horas, 65% dos quais nas comunidades de Aragão e Madrid, segundo a agência Lusa. Este número faz aumentar o total desde o início da pandemia para 305.767 infetados.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.