[weglot_switcher]

Espanha: Supremo Tribunal condena ex-líderes catalães a penas entre nove e 13 anos de prisão pelo crime de sedição

O ex-vice-presidente da Generalitat, o governo da Catalunha, Oriol Junqueras obteve a pena mais elevado, ao ser condenado a 13 anos de prisão pelo crime de sedição. 
14 Outubro 2019, 09h13

O Supremo Tribunal de Espanha condenou nove líderes independentistas catalães a penas de prisão entre os nove e os 13 anos pelo crime de sedição, avança o El País esta segunda-feira, 14 de outubro.

O ex-vice-presidente da Generalitat, o governo da Catalunha, Oriol Junqueras, foi condenado a 13 anos de prisão pelo crime de sedição.

Raul Romeva, Jordi Turrull e Dolors Bassa, foram condenados a 12 anos por sedição e desfalque. Josep Rull e Joaquim Forn foram condenados a 10 anos e meio por sedição, foram absolvidos das acusações de desfalque. Carme Forcadell foi condenada a 11 anos e meio por um crime de sedição. Jordi Cuixart e Jordi Sanchez foram condenados a nove anos por sedição. Santi Vila, Carles Mundó e Meritxell Borras foram condenados a um ano e meio de proibição de exercerem cargos públicos.

O tribunal espanhol considerou que os líderes do procés (processo levado a cabo por sucessivos governos da Catalunha com o objetivo de alcançar a independência de Espanha) não fomentaram a violência que teve lugar na Catalunha em setembro e outubro de 2017, mas que promoveram tumultos com o objetivo de colocar entraves à aplicação da lei.

Recorde-se que o Governo catalão na altura era liderado por Carles Puigdemont, que fugiu para a Bélgica, onde permanece, no final de 2017, para não enfrentar a justiça espanhola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.