A maior companhia de seguros de saúde e terceiro grupo hospitalar em Espanha entrou em Portugal com o duplo objetivo de lançar novas coberturas na área do seguro de saúde e criar cuidados prestacionais com abrangência ibérica, avançou ao Jornal Económico, Sandra Moás, diretora geral da ASISA para Portugal. O investimento de lançamento foi de cinco milhões de euros.
O grupo segurador espanhol foi criado por médicos e tem uma base que em termos de alocação de recursos e reinvestimento se aproxima do conceito cooperativo. A operação tem estado a ser montada em Portugal desde março de 2018 e esta semana foi feita a apresentação formal em Lisboa. O grupo lançou em Portugal o seguro dentário, e até final do ano terá pronto o projeto para lançar um seguro de saúde completo. No seu portfólio oferece ainda seguros de vida e de acidentes pessoais. O modelo é único na ibéria pelo facto de ser uma proposta integrada com seguro e cuidados através de clínicas. Excluindo o investimento inicial de lançamento que foi da ordem dos cinco milhões de euros, a ASISA está a preparar outros investimentos para o crescimento, nomeadamente com o lançamento dentro de quatro meses da primeira clínica dentária própria em Lisboa. Vão seguir-se outros investimentos em projetos próprios e convencionados de forma a cumprir o objetivo de criação de um grupo de saúde ibérico e onde os segurados poderão escolher o prestador que mais lhes convém dentro da ibéria. A gestora frisa que este é o “primeiro ecossistema ibérico de seguro de saúde e assistência médica. Os clientes poerão aceder aos cuidados com direito à livre escolha dentro da ibéria”.
Sandra Moás, que insiste na oferta com base em propostas simples e bem disseminadas pela rede de distribuição, não esconde o objetivo ambicioso de atingir em Portugal a quota natural no seguro de saúde que o grupo tem em Espanha: 13% O objetivo é fazê-lo ao longo dos próximos cinco a 10 anos.
A faturação em Espanha da holding na área da saúde é equivalente à faturação de todo o setor dos seguros de saúde em Portugal e inclui mais de dois milhões de segurados e um grupo de prestadores de serviços na área da saúde a envolver mais de 42 mil profissionais. A nível de internacionalização Portugal acaba por ser uma expansão natural, depois de apostas no Brasil, México e a curto prazo na Nicarágua, e ainda no Médio Oriente e em África, caso da Guiné Equatorial. A nível de exportação o grupo espanhol tem vindo a oferecer tecnologia agregada a projetos sanitários.
Na base do grupo ASISA – que integra projetos de economia social está a Lavinia, uma sociedade cooperativa. Em Espanha o grupo tem 15 hospitais próprios e 232 convencionados, e ainda 31 clínicas próprias e 1816 clínicas convencionadas. A faturação do grupo atingiu os 1241 milhões de euros em 2017, com 13,8% de quota no ramo Não Vida. Entre 2010 e 2017 o grupo gerou resultados líquidos de 269,8 milhões de euros, com receitas geradas acima dos 400 milhões de euros e investimentos da ordem dos 286,4 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com