[weglot_switcher]

Especialista aponta Viana do Castelo como “distrito mais crítico”

Os especialistas ouvidos esta manhã na reunião do Infarmed, alertam que a região Norte é a que regista um crescimento mais acelerado na propagação do vírus. Viana do Castelo está em situação de transmissão comunitária com maior incidência sobre a faixa etária dos 20 aos 29 anos.
  • André Kosters / Lusa
12 Janeiro 2021, 11h26

A região Norte é, atualmente, a que regista mais casos confirmados por Covid-19, sendo que Viana do Castelo é o distrito “mais crítico”. A informação foi dada esta terça-feira durante a reunião do Infarmed com especialistas e membros do Governo que serviu para avaliar a situação epidemiológica no país.

De acordo com Óscar Felgueiras, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é naquele distrito onde “o crescimento está a ser muito mais acentuado”, registando-se uma incidência, nos últimos 14 dias, de 934 novos casos com um crescimento na última semana de 50% e uma aceleração de 51%. “A incidência a 14 dias máxima no Norte chegou a ser de 1.400, mas de facto está com um ritmo de crescimento muito rápido”, referiu.

Apesar de ter uma incidência de 879, que aparenta estar dentro da média, em Viana do Castelo “o crescimento está a ser muito mais acentuado” face ao registado na região Norte, sendo que, na última semana, registou-se um crescimento de 109%, “muito acelerado” e com a agravante de ” não ser um crescimento associado à faixa etária dos 80 ou mais anos”. De acordo com o especialista, este aumento verifica-se dentro da população ativa e não em lares, como em muitos pontos do país, “e que configura uma situação de transmissão comunitária generalizada”.

Aveiro é outro dos distritos com um crescimento muito acelerado, cerca de 70%, com especial incidência na faixa etária dos 20 aos 29. Já em Braga, um ritmo dentro da média do Norte, mas com uma incidência “mais elevada”, de 1.131 novos casos, também comandado pela faixa etária dos 20 e 29. Bragança, por sua vez, regista uma incidência das mais elevadas no Norte e crescimento muito elevando graças aos surtos nos lares “que empurram a incidência a cima dos 800”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.