[weglot_switcher]

Especialistas afastam encerramento das escolas até aos 12 anos, mas opiniões divergem sobre o secundário

O primeiro-ministro comentou as opiniões dos especialistas que analisaram a situação epidemiológica na reunião do Infarmed em Lisboa. O Conselho de Ministros reúne-se amanhã para decidir
  • António Costa
12 Janeiro 2021, 14h42

O primeiro-ministro disse hoje que os especialistas têm dúvidas sobre o encerramento das escolas em relação ao ensino secundário. Em relação às escolas de alunos até aos 12 anos, António Costa disse que existe um consenso para não encerrar.

“Está fora de causa interromper atividades de avaliação que estão em curso, por exemplo, no ensino superior. Todos os especialistas foram convergentes em que relativamente a crianças mais pequenas, nas crianças atá 12 anos, nada justifica o fecho das escolas”, afirmou hoje o primeiro-ministro à saída da reunião no Infarmed que teve lugar esta terça-feira de manhã em Lisboa.

“A dúvida está na faixa intermédia, e aí as divergências entre especialistas foram muito grandes, a ponderação politica terá que ter em conta outros fatores e outros atores”, acrescentou.

“Apesar desta divergência existir, foi consensual que não é a escola em si que é um foco de infeção, mas que é mais um fator de movimentação, resultando um risco de infeção”, destacou.

Analisando os próximos passos legislativos, o primeiro-ministro recordou que o Presidente da República vai ouvir hoje os partidos parlamentares sobre a renovação do Estado de Emergência, e que depois vai enviar o projeto de decreto presidencial para o Governo dar o seu parecer.

O Governo devolve o seu parecer ainda hoje, para o Palácio de Belém enviar para o Parlamento o seu projeto de decreto a renovar o Estado de Emergência.

O Parlamento vai debater e votar a renovação de Estado de Emergência na quarta-feira de manhã, com o Conselho de Ministros a decidir a a anunciar as novas medidas a partir da parte da tarde de amanhã.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.