[weglot_switcher]

Essência. Restaurante em Budapeste também fala português e recebeu uma estrela Michelin

Um português e uma húngara apaixonam-se, tendo a paixão da comida em comum. O resultado? Um restaurante onde os menus permitem escolher se queres escolher Portugal, Hungria ou um misto dos dois numa fusão de sabores. O JE falou com Tiago Sabarigo, proprietário e chef do Essência, que recebeu este mês uma estrela Michelin.
22 Setembro 2021, 07h40

Apaixonaram-se um pelo outro, e rapidamente perceberam que a paixão que os unia ia mais além do que pensavam. Tiago e Éva Sabarigo abriram um restaurante em Budapeste. Até aqui, nada seria estranho, se as pessoas não soubessem que Tiago é português e Éva é húngara.

Da paixão do casal nasceu o Essência, o restaurante no centro de Budapeste que recebeu este mês a sua primeira estrela Michelin. O nome é português, o chef é português, e onde encaixa a Hungria? Para o casal, onde importa: na comida (além de Éva).

Essência abriu no ano passado, e nem mesmo a pandemia colocou um fim nos sonhos do casal. O restaurante combina todos os sabores que fazem com que Tiago e Éva relembras as suas infâncias, juntando uma pitada de gastronomia moderna de topo, elegante e ainda informal.

Em entrevista ao Jornal Económico, Tiago Sabarigo admite que a estrela do Guia Michelin chega “com uma enorme satisfação e alegria”, principalmente por tudo o que aconteceu no último ano. Os sonhos do casal culminaram na abertura em 2020, que não deixaram que a pandemia lhes fechasse a porta. “Abrimos durante a pandemia, fechámos, sobrevivemos, e com uma equipa renovada mantivemos um nível alto”.

Foi esta equipa de topo, a par da comida, que conquistou os paladares mais ímpares do Guia Michelin. “O chef-proprietário português Tiago e a sua esposa húngara Éva criaram um restaurante luminoso, calorosamente gerido e deliciosamente diferente”.

“Pode escolher um menu português ou húngaro – ou, o melhor, um menu de degustação que combina os dois numa série de pratos preparados e elegantes. Sente-se na frente para assistir os chefs em ação”, descreve o guia, que dá uma estrela Michelin a “uma cozinha de grande delicadeza” onde “merece a pena parar!”

O nome português, agora enraizado na capital húngara, mostra que a essência de algo pode ser descoberto nos sítios mais improváveis. Tiago aponta ao JE que Essência faz parte do casal, uma vez que “criámos algo especial em que podemos mostrar as nossas recordações de infância, sabores portugueses e húngaros com bom equilíbrio, um ambiente acolhedor e de família”. “Juntamos o melhor das duas culturas”.

Tiago nasceu em Évora e cedo percebeu que o seu lugar era no sector da hotelaria. O chef-proprietário, como o Guia Michelin o descreveu, trabalhou no Ritz Four Seasons em Lisboa, Petrus by Gordon Ramsay, Texture Restaurant & Champagne Bar e Costes Downtoan. No entanto, Tiago Sabarigo aponta que esta distinção “é o resultado de trabalho duro, sacrifício e acreditar naquilo que fazemos”. “Com o suporte da minha mulher e com o talento e enorme coração que a minha equipa tem, tudo é possível”.

Relativamente à comida, uma “celebração alegre” das duas nacionalidades, Tiago garante que estas “têm um casamento perfeito”. “Usamos quase sempre as mesmas especiarias, usa-se muita carne de porco e adoramos um bom copo de vinho”. Além do guia, também os clientes se têm mostrado satisfeitos, um elogio que Tiago agradece.

No Google, Essência conta com um total de 69 comentários e uma avaliação de 4,9 estrelas, em cinco. No TripAdvisor o restaurante soma as cinco estrelas apenas com nove comentários de satisfação. Os comentários dividem-se por escritas portuguesas, inglesas e húngaras.

Para já, e com o casal concentrado a tempo inteiro no Essência, não está planeada uma abertura em Portugal. “Veremos o que o futuro nos aguarda”, diz Tiago Sabarigo ao JE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.