[weglot_switcher]

“Esta documentação mostra que o BdP não se opôs à entrada de Berardo no BCP”

Filipe Alves, diretor do Jornal Económico, analisou para a SIC Notícias a polémica em torno de Vítor Constâncio que terá omitido dos deputados portugueses a autorização para que Joe Berardo levantasse 350 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos.
8 Junho 2019, 09h30

A documentação que foi revelada pelo jornal Público esta sexta-feira demonstra que Vítor Constâncio, antigo governador do Banco de Portugal, não se opôs à entrada de Joe Berado no BCP, considerou Filipe Alves, diretor do Jornal Económico, à SIC Notícias.

Vítor Constâncio omitiu dos deputados portugueses que autorizou Joe Berardo a levantar 350 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos. Esta autorização do então governador do Banco de Portugal permitiu ao empresário usar este dinheiro para comprar ações do banco rival , o BCP avança o jornal Público esta sexta-feira, 7 de junho.

Esta informação coloca em causa o depoimento de 28 de março deste ano na comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Na sua audição, o ex-governador do BdP disse: “Como é óbvio”, por “ser impossível”, o Banco de Portugal não podia saber que a CGD ia financiar Berardo, antes de o crédito ser dado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.