[weglot_switcher]

Esta é a característica mais importante para Warren Buffett na hora de recrutar funcionários

O bilionário norte-americano Warren Buffett, conhecido por sua sabedoria na hora de investir seu dinheiro, classificou a integridade como a característica mais importante ao pensar em contratar um funcionário. Este é um dos três critérios que o maior investidor de todos os tempos aplica na hora de contratar. Conheça os outros dois.
  • Carlos Barria/Reuters
12 Setembro 2019, 19h19

O bilionário norte-americano Warren Buffett, conhecido por sua sabedoria na hora de investir seu dinheiro, classificou a integridade como a característica mais importante ao pensar em contratar um funcionário. Este é um dos três critérios que o maior investidor de todos os tempos aplica na hora de contratar a que se juntam a inteligência e energia.

O bilionário e um dos mais famosos investidores dos Estados Unidos classificou a integridade como a característica mais importante ao pensar em contratar um funcionário. Para Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, na hora de contratar esta é a premissa. E considera que sem integridade, inteligência e energia não fazem diferença.

“Procuramos três coisas quando contratamos pessoas. Procuramos inteligência, procuramos iniciativa ou energia e procuramos integridade. E se eles não tiverem o último, os dois primeiros o matarão, porque se quiser ser alguém sem integridade, você será preguiçoso e incompetente”, afirmou Buffett, ao portal Inc, citado pelo site InfoMoney que recorda que integridade vem do latim integritate, e significa a qualidade de alguém ou algo a ser íntegro, de conduta correta – uma pessoa de honra, ética, cuja natureza de ação dá-nos uma imagem de inocência e justiça.

De acordo com o Buffet, precisamos cada vez mais de integridade e caráter, principalmente no ambiente de negócios.  Na entrevista, o bilionário norte-americano afirma  que com a característica virtuosa escassa, contratar pessoas perigosamente próximas da sua escala “incompetente e preguiçosa” pode ter um efeito adverso no crescimento dos negócios.

 

Os cinco mandamentos de Buffet para avaliar um funcionário

Para determinar se um futuro funcionário possui integridade, por exemplo, Buffet sinalizou alguns comportamentos que presta atenção e que podem ajudar a avaliar se um funcionário possui ou não integridade e carácter. Ao portal Inc explicou a importância de saber se os funcionários comunicam abertamente, defendendo que uma pessoa íntegra sabe que a comunicação aberta e honesta não é apenas a coisa ética a fazer, pois  é o que cria confiança e laços e aumenta o valor para que o trabalho seja realizado com eficiência e sem barreiras.

Destaca ainda a importância de saber e os funcionários praticam o que pregam: “eles cumprem suas promessas ou compromissos? As pessoas que possuem integridade cumprem sua palavra e dão um bom exemplo para que outras pessoas façam o mesmo”.

Para Buffet é também necessário avaliar se os funcionários  mostram uma atitude positiva, defendendo que um elevado padrão de integridade de um colega aparecerá “mantendo-se calmo e positivo durante conversas difíceis”, por exemplo. Uma característica, defende que, também aparece com firmeza ao estabelecer limites às pessoas durante desacordos contínuos e conflitos.

Como quarto mandamento na avaliação dos comportamentos dos seus funcionários, o investidor e filantropo americano destaca que é importante saber se as suas ações correspondem às suas palavras.

Buffet defende aqui que “uma pessoa que permanece fiel a si mesmo e se comporta de acordo com isso, sem fugir de suas convicções gera confiança”, salientando que essas ações, provavelmente, atrairiam confiança para os julgamentos e decisões dessa pessoa, porque as suas ações são consistentes com suas palavras. E isso, diz, “pode fazer maravilhas em ambientes com muita colaboração de pessoas”.

Por fim, Warren Buffet sinaliza a importância de saber se os funcionários se responsabilizam. Para o multimilionário, as pessoas que operam com integridade se responsabilizam não apenas pelo seu trabalho e decisões, mas também pelos seus colegas e empregados. “Tratam todos de forma justa, com respeito e dignidade, independentemente da identidade ou posição da outra pessoa”, conclui.

Outro bilionário, o falecido empresário Jon Huntsman, fundador da Huntsman International LLC, que expandiu a sua empresa de produtos químicos do zero transformando-a numa companhia de 11 mil milhões de euros, atribui também a integridade ao seu sucesso.

A InfoMoney recorda que Jon Huntsman escrever no seu livro mais vendido, “Os vencedores nunca trapaceiam: mesmo em tempos difíceis”, entre o malsucedido, o temporariamente bem-sucedido e aqueles que se tornam e continuam sendo bem-sucedidos é o caráter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.