[weglot_switcher]

Estádio Universitário de Lisboa está pronto para receber doentes

O hospital de campanha, no centro da capital, tem 500 camas de auxílio às unidades hospitalares.
30 Março 2020, 20h08

O Estádio Universitário de Lisboa foi convertido em hospital de campanha e está pronto para receber os primeiros doentes infetados com o novo coronavírus (Covid-19), contando com 500 camas de auxílio às unidades hospitalares. A iniciativa advém de uma parceria entre o Governo, a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Lisboa e as Forças Armadas Portuguesas e, segundo o primeiro-ministro, o hospital de campanha da Cidade Universitária ficou pronto em apenas uma semana.

“Este é um bom exemplo de articulação que sei que está a ser replicado em vários locais de Portugal, envolvendo toda a comunidade. Todos somos poucos para esta batalha. Este equipamento está agora ao serviço de todos”, escreveu António Costa esta segunda-feira, num post na rede social Twitter.

Hoje também se ficou a saber que os concelhos de Arganil e Vila Nova de Poiares transformaram escolas para poderem ser utilizadas como hospitais de campanha no combate à pandemia. A Câmara Municipal Arganil adaptou o pavilhão da Escola Básica 2,3 numa “estrutura de acolhimento com características de hospital de campanha equipado com 50 camas” cedidas pelo Exército e a autarquia de Nova de Poiares, a Câmara fez das salas de aula e do pavilhão do Centro Escolar de Poiares – Santo André um “verdadeiro” hospital de campanha”.

Portugal tem, atualmente, 6.408 casos confirmados de Covid-19 e 140 vítimas mortais, de acordo com o mais recente boletim epistemológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda 44.206 casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, mas manteve-se o número de pessoas que recuperaram da doença: 43.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.