[weglot_switcher]

Estado investe 140 milhões de euros no Porto de Leixões

As empresas privadas a operar no Porto de Leixões têm investido no aumento da capacidade de resposta daquela infraestrutura e na modernização das operações, mas estão à espera que o Governo faça a sua parte.
15 Fevereiro 2019, 12h30

É esse plano de investimentos que a ministra do Mar irá apresentar no próximo dia 27 de fevereiro – e que, para já, podem chegar a um mínimo de 140 milhões de euros. Foi a própria ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, quem avançou com a data do anúncio do investimento, mas, ao Jornal Económico, não quis confirmar as verbas envolvidas: “não é a altura certa”, disse.

Até porque, segundo fontes conhecedoras do processo adiantaram que o plano ainda está a sofrer alguns ajustes, dado os interesses que estão em cima da mesa. Certo é que um dos itens do plano, possivelmente o mais dispendioso, é o que se prende com as acessibilidades marítimas ao próprio porto. O quebra-mar deverá aumentar em cerca de 300 metros, o que permitirá, por um lado, um acesso facilitado à entrada e, por outro, uma nova zona de atracagem. Previsto está também que a bacia de rotação seja aprofundada.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.