[weglot_switcher]

Estados-membros da UE aprovam novo acordo do Brexit. Entra em vigor a 1 de novembro

Novo acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia mereceu a aprovação dos Estados-membros.
17 Outubro 2019, 17h26

Os Estados-membros da União Europeia aprovaram o novo acordo do Brexit pelo que o mesmo deverá entrar em vigor a 1 de novembro, um dia depois da data prevista de saída.

A notícia foi avançada pelo porta-voz de Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, numa publicação na rede social Twitter. Os líderes dos 27 países que integram a União Europeia aprovaram o acordo do Brexit após duas horas de reunião e avaliação do mesmo.

O presidente do Conselho Europeu assumiu hoje, data em que o acordo foi assinado e aprovado por todos os líderes, que sente tristeza “porque no meu coração serei sempre um remainer”.

Jean-Claude Juncker sublinhou o trabalho desenvolvido por Michel Barnier e por este ter chegado a um acordo com alguns dias da data final. “Mais que um acordo, temos um documento legal que permite resolver as questões relacionadas com o Brexit, que protege a paz e estabilidade. Um acordo que protege os direitos, não só dos cidadãos do Reino Unido mas também os que vivem na Europa”.

Juncker admitiu ainda na conferência de imprensa conjunta que o mercado único está protegido, simultaneamente com a questão da Irlanda, uma das mais preocupantes ao longo do processo do Brexit.

Jean-Claude Juncker e Boris Johnson anunciaram esta manhã que tinham chegado a um acordo relativamente à saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, o Parlamento britânico ainda terá de aprovar este acordo para que o mesmo se efetive.

(em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.