[weglot_switcher]

Estados Unidos anunciam que tarifas à União Europeia entram em vigor amanhã

A taxa de 25% sobre as importações de aço e a de 10% sobre as de alumínio à União Europeia, Canadá e México entrarão em vigor à meia-noite, segundo o secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross.
31 Maio 2018, 15h59

O governo dos Estados Unidos da América anunciou esta quinta-feira, 31 de maio, que novas tarifas às importações da União Europeia entram em vigor amanhã. A taxa de 25% sobre as importações de aço e a de 10% sobre as de alumínio à comunidade única, ao Canadá e ao México serão aplicadas à meia-noite.

A informação foi dada pelo secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, em declarações aos jornalistas. De acordo com a notícia avançada pela Reuters, o governante não adiantou pormenores sobre o que poderá ser feito para que os dois países e o bloco consigam ver as tarifas suspensas.

“Estamos ansiosos por continuar as negociações, tanto com o Canadá como com o México, por um lado, e com a Comissão Europeia, por outro, porque há outras questões que também precisamos de resolver”, disse Wilbur Ross.

Durante a manhã de hoje, a imprensa norte-americana dava conta de que a administração Trump estava decidida a avançar com a medida apresentada em março, depois de não ter obtido concessões da União Europeia.

Segundo o “Wall Street Journal”, fontes próximas da Casa Branca indicam que Donald Trump decidiu intensificar a sua batalha comercial, frustrado com o fracasso das negociações em curso. O jornal avança ainda que as tarifas sobre as importações devem entrar em vigor já esta sexta-feira, sendo que o tema foi abordado no encontro entre Angela Merkel e António Costa, esta quinta-feira, em Lisboa.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.