[weglot_switcher]

Estados Unidos: Florida ameaça chamar proprietários de armas para acalmar manifestações

O condado de Clay tem sido palco de protestos violentos nas últimas semanas. O xerife do estado de Florida ameaçou que poderá destacar os proprietários de armas para acalmar os manifestantes.
  • Black lives matter, george floyd
2 Julho 2020, 15h23

O xerife da Florida ameaçou, esta quinta-feira, que pode vir a utilizar os proprietários de armas contra os manifestantes que continuam em protesto pela morte de George Floyd e o racismo no sistema judicial nos EUA.

Durante uma conferência de imprensa, em Jacksonville, o xerife Sheriff Darryl Daniels anunciou que promoverá a “agentes especiais todos os proprietários legais de armas no condado de Clay” se sentir que o condado está sobrecarregado por manifestantes.

Num vídeo, que entretanto se tornu viral Darryl Daniels afirma: “Se não pudermos lidar com vocês, vou exercitar o poder e a autoridade que me foram concedidos como xerife, chamando agentes especiais de todos os proprietários legais de armas deste condado, com um único objectivo: ficar alerta na linha que separa a ilegalidade e o civismo”.

“Vamos proteger os vossos direitos constitucionais enquanto continuarem com protestos pacíficos ou em marcha pacífica. Mas, assim que ultrapassarem as leis da Constituição, estamos à vossa espera”, continou Daniels. “Se vierem ao condado de Clay e pensarem por um segundo, que nós vamos proteger este tipo de comportamentos, estão enganados”.

“Foi isso que jurámos fazer. É o que vamos fazer. Foram avisados”, finalizou.

Segundo o “USA Today”, Daniels, o primeiro xerife negro do condado, está sob investigação pelo Departamento de Polícia da Florida devido a um caso que teve com uma colega quando trabalhava no escritório do xerife de Jacksonville e uma subsequente detenção falsa dessa agente.

Desde 25 de maio que várias cidades norte-americanas saem à rua a exigir que seja feita justiça no caso de George Floyd, um afro-americano de 46 que morreu nas mãos da polícia de Minneapollis. Os protestos servem também para denunciar o racismo no sistema judicial dos EUA e apelar a favor da igualdade racial no país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.