[weglot_switcher]

Estados Unidos iniciam retirada do armamento militar da Síria

O anúncio surge depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter decretado a retirada imediata dos cerca de 2 mil soldados no terreno, o que veio agitar os ânimos na região.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
12 Janeiro 2019, 12h27

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou esta sexta-feira a retirada do equipamento militar norte-americano da Síria. O anúncio surge depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter decretado, em dezembro, a retirada imediata dos cerca de 2 mil soldados no terreno, o que veio agitar os ânimos na região.

Num comunicado enviado à agência Associated Press, o coronel Sean Ryan informou que os Estados Unidos deram início ao “processo de retirada deliberada da Síria”. No entanto, o porta-voz da coligação internacional anti-jihadista liderada pelos Estados Unidos recusou prestar mais esclarecimentos sobre a operação, por motivos de segurança.

A retirada dos soldados norte-americanos da Síria suscitou críticas dos aliados e levou à demissão do secretário da Defesa, James Mattis. Os Estados Unidos são acusados de terem abandonado os curdos, que os ajudaram na luta contra o autoproclamado Estado Islâmico, quando estes enfrentam ataques por parte da Turquia.

No domingo passado, o conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, garantiu que as tropas norte-americanas apenas sairão da Síria quando o autoproclamado Estado Islâmico for derrotado e forem dadas garantias de proteção aos curdos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.