Estados Unidos querem assinar acordo com a Eslovénia para excluir Huawei do desenvolvimento do 5G

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia anunciou que o ministro Anze Logar vai assinar uma declaração conjunta com o secretário de Estado norte-americano “sobre a segurança da rede 5G”.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai estar viajar esta quinta-feira para a Eslovénia para assinar um acordo com o Governo local para excluir a Huawei do desenvolvimento da rede móvel de quinta geração (5G) no país, informa a agência noticiosa “Efe”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia anunciou que o ministro Anze Logar vai assinar uma declaração conjunta com o secretário de Estado norte-americano “sobre a segurança da rede 5G”. Sem fazer referências concretas à Huawei, a imprensa eslovena não tem dúvidas de que o acordo pretende impedir que a empresa chinesa desenvolva a tecnologia 5G num país membro da União Europeia.

Durante esta visita Mike Pompeo vai também reunir com o presidente da Eslovénia, Borut Pahor, e o primeiro-ministro, Janez Jansa.

O documento assinado pretende estabelecer a intenção de controlar as empresas que oferecem a tecnologia 5G, tanto no que diz respeito à transparência da sua estrutura de propriedade e gestão empresarial, como ao respeito pela propriedade intelectual.

Recomendadas

Governo prepara novas linhas de financiamento às exportações

O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que está em Milão na maior feira de calçado do mundo, vai colocar verbas do Portugal 2020 à disposição das empresas para a promoção da presença digital nos mercados internacionais.

Liberty cria ecossistema na ‘cloud’ pública

Construir um seguro à medida de cada um e uma oferta personalizável é o objetivo da Liberty Seguros com um novo ecossistema, afirma Alexandre Ramos, da área tecnológica da companhia.

Juíza trava proibição da WeChat nos Estados Unidos

Depois da chinesa Tik Tok, agora é a vez da aplicação de mensagens ver o bloqueio ser impedido, neste caso, pela justiça norte-americana.
Comentários