Estados Unidos querem assinar acordo com a Eslovénia para excluir Huawei do desenvolvimento do 5G

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia anunciou que o ministro Anze Logar vai assinar uma declaração conjunta com o secretário de Estado norte-americano “sobre a segurança da rede 5G”.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai estar viajar esta quinta-feira para a Eslovénia para assinar um acordo com o Governo local para excluir a Huawei do desenvolvimento da rede móvel de quinta geração (5G) no país, informa a agência noticiosa “Efe”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia anunciou que o ministro Anze Logar vai assinar uma declaração conjunta com o secretário de Estado norte-americano “sobre a segurança da rede 5G”. Sem fazer referências concretas à Huawei, a imprensa eslovena não tem dúvidas de que o acordo pretende impedir que a empresa chinesa desenvolva a tecnologia 5G num país membro da União Europeia.

Durante esta visita Mike Pompeo vai também reunir com o presidente da Eslovénia, Borut Pahor, e o primeiro-ministro, Janez Jansa.

O documento assinado pretende estabelecer a intenção de controlar as empresas que oferecem a tecnologia 5G, tanto no que diz respeito à transparência da sua estrutura de propriedade e gestão empresarial, como ao respeito pela propriedade intelectual.

Recomendadas

BE propõe suspensão do leilão do 5G e a alteração da estratégia nacional para o setor das telecomunicações

Bloquistas entendem que há um “claro prejuízo para o Estado no que toca às necessidades estratégicas” das telecomunicações, em Portugal, e, por isso, defendem um novo rumo na estratégia nacional, que passe pelo “domínio público sobre o espectro radioelétrico”, tendo em conta o advento do 5G.

Novabase e Técnico reforçam parceria que abre porta do mercado de trabalho a jovens engenheiros

Protocolo assinado esta terça-feira, 29 de setembro, entre as duas entidades prevê também o apoio da tecnológica à equipa de Formula Student do IST, que este ano vai desenvolver o primeiro carro com condução autónoma.

Governo assina protocolo com a Google para fomentar competências digitais e empreendedorismo

O memorando de entendimento foi assinado esta terça-feira e engloba três âmbitos: desenvolvimento de competências digitais e empregabilidade; startups e Inteligência Artificial. “É significativo, porque um líder mundial nestas tecnologias coloca ao serviço da nossa comunidade um conjunto de ferramentas essenciais para que o mundo digital seja cada vez inclusivo e ao alcance de todas as organizações”, disse o ministro Pedro Siza Vieira.
Comentários