[weglot_switcher]

Estados Unidos são o país do mundo com mais casos confirmados

Os cientistas alertaram para que os Estados Unidos um dia tornar-se-iam o país mais atingido pela pandemia de coronavírus. Esse momento chegou esta quinta-feira, segundo o The New York Times.
26 Março 2020, 21h20

Nos Estados Unidos, sabe-se que pelo menos 81.321 pessoas foram infectadas com o coronavírus, onde se incluem mais de mil mortes – mais casos do que na China, na Itália, em Espanha ou em qualquer outro país, de acordo com dados coligidos pelo The New York Times.

Com 330 milhões de residentes, os Estados Unidos são a terceira nação mais populosa do mundo, o que significa que fornece um vasto conjunto de pessoas que podem potencialmente contrair o Covid-19, a doença causada pelo vírus, refere o jornal norte-americano, oriundo da cidade que já é considerada um epicentro mundial da pandemia

E é uma democracia ampla e multi cultural, em que os Estados estabelecem as suas próprias políticas, diz o artido do jornal, que não se esquece de referir que o presidente Trump enviou mensagens contraditórias sobre a escala do perigo e como combatê-lo. Resultado: não houve resposta coerente e unificada, o que constitui uma grave ameaça à saúde pública.

Embora o sistema norte-médico americano seja insuperável e o seu sistema de saúde pública tenha a reputação de ser um dos melhores do mundo, diz o jornal, uma série de erros e oportunidades perdidas prejudicaram a resposta do país.

Entre eles, refere o artifo, a dificuldade em levar a pandemia a sério, mesmo quando ela tomou conta da China e também um esforço profundamente ineficiente para testar de forma  abrangente o vírus, o que deixou o país cego à extensão da crise. Uma escassez terrível de máscaras e equipamentos de proteção para proteger médicos e enfermeiros na linha de frente, bem como ventiladores para manter vivos os doentes graves, são outra das explicações encontradas pelo jornal, um dos mais importantes e influentes dos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.