[weglot_switcher]

Estados Unidos tentam convencer Facebook a deixar pôr escutas no Messenger

A rede social mais popular do mundo está a defender em tribunal que as chamadas de voz do Messenger são encriptadas de ponta a ponta, o que significa que apenas as duas partes envolvidas têm acesso à conversa.
18 Agosto 2018, 13h19

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) está a tentar coagir o Facebook a quebrar a o sistema de encriptação da sua aplicação de mensagens instantâneas Messenger. O objetivo das autoridades governativas norte-americanas é ter autorização de capaz de ouvir as conversas de voz de suspeitos em investigações criminais.

A notícia é avançada pela Reuters, que cita fontes anónimas ligadas ao assunto. Ao que a agência apurou junto dos mesmos porta-vozes, a gigante tecnológica de Mark Zuckerberg contesta as exigências do Departamento de Justiça dos EUA. A rede social mais popular do mundo está a defender na justiça que as chamadas de voz do Messenger são encriptadas de ponta a ponta, o que significa que apenas as duas partes envolvidas têm acesso à conversa.

O “caso Messenger” surgiu num tribunal da Califórnia, mas o potencial impacto da decisão do juiz, que ainda está por tomar, permanece sem clareza. Se o governo manter a posição no processo, esta exceção à regra poderá trazer à tona argumentos semelhantes sobre como forçar as empresas a reescrever outros serviços encriptados, como a WhatsApp, refere ainda a Reuters.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.