[weglot_switcher]

Este foi o sexto mês de março mais quente desde 1979

Depois do inverno mais quente da Europa já registado, março foi mais ameno, com temperaturas abaixo da média em algumas regiões ocidentais do continente. Mesmo assim, o mês passado foi o sexto março mais quente da Europa desde 1979, de acordo com um comunicado da Copernicus, a agência de observação da Terra da União Europeia, […]
  • chuva
7 Abril 2020, 15h24

Depois do inverno mais quente da Europa já registado, março foi mais ameno, com temperaturas abaixo da média em algumas regiões ocidentais do continente.

Mesmo assim, o mês passado foi o sexto março mais quente da Europa desde 1979, de acordo com um comunicado da Copernicus, a agência de observação da Terra da União Europeia, citado pela Bloomberg.

O mês de março esteve quase 2.º graus centígrados (35,6 Fahrenheit) acima da média registada entre 1981 e 2010.

O limiar de 2.º graus é relevante porque o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas diz que é vital manter o aumento da temperatura global abaixo de 2.º graus e, idealmente, abaixo de 1,5.º, para evitar consequências devastadoras para o meio ambiente.

A temperatura média dos doze meses até março de 2020 está perto de 1,3 graus acima do nível, informou a Copernicus. Algumas das regiões com temperaturas acima da média incluem Europa Oriental, Rússia e outras partes da Ásia, bem como as costas oeste e norte do Alasca.

As temperaturas ficaram abaixo da média registada entre 1981 a 2010 nas proximidades do arquipélago de Svalbard, onde o gelo se estendia além do seu limite médio. O norte e oeste do Canadá, Gronelândia, Antártica Oriental, subcontinente indiano e leste da Austrália também registaram temperaturas mais frias do que a média.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.