O número de reclamações apresentadas ao Banco de Portugal (BdP) voltou a aumentar em 2017, segundo o “Relatório de Supervisão Comportamental” divulgado hoje. O BdP registou 15.282 reclamações no ano passado, mais 8,1% face a 2016. As contas e as operações de crédito ao consumo e à habitação foram os segmentos mais visados.
O Banco CTT foi a instituição financeira que mais queixas provocou nos clientes da banca nacional.
No segmento do Crédtio aos Consumidores, o banco dos CTT surge com 6,85 reclamações por cada mil contas, 24 vezes mais queixas do que a média do sistema bancário neste segmento (0,29), refere o documento do BdP. Segue-se o Ford Credit Europe, o braço financeiro da empresa norte-americana Ford para conceder crédito automóvel, com 1,56 reclamações por cada mil contas. O Deutche Bank (1,26 em cada mil contas) fecha o top3.
A média do sistema bancário português fixou-se em 0,27 queixas por cada mil contas.
No que respeita às Contas de Depósito, o Banco CTT volta a liderar o segmento, registando 1,91 reclamações por cada 1.000 contas de depósito à ordem. O Banco do Brasil, com 1,35 reclamações por cada 1.000 contas, surge logo de seguida. E o Deutsche Bank (1,26 reclamações por cada 1.000 conta) volta a fechar outro top3. Neste segmento, a média foi de 0,27 queixas por cada mil contas.
Já no Crédito Hipotecário, vulgo crédito à habitação, o Banco Bic foi o que registou maior número de reclamações: 2,27 por cada mil contratos. Seguiram-se o Banco Popular (1,74 reclamações por cada mil contratos) e o Santander Totta (1,57 reclamações por cada mil contratos). Estes resultados estão muito acima acima da média, 0,91 reclamações por cada mil contratos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com