[weglot_switcher]

Estes são os concelhos portugueses com as melhores escolas e faculdades

Coimbra é o concelho que os portugueses associam a melhor qualidade de ensino primário, secundário e universitário. Lisboa surge entre os preferidos, mas não é o mais recomendado. O Porto também pontua neste ‘ranking’, oriundo do estudo “Portugal à Escolha do Consumidor”.
18 Julho 2018, 22h00

Todos nós queremos que os nossos filhos frequentem as melhores escolas e universidades para se tornarem em adultos com um papel positivo na sociedade e com boas oportunidades de emprego. Mas onde ficam exatamente os melhores estabelecimentos de ensino em Portugal? O estudo “Portugal à Escolha do Consumidor”, realizado pela empresa portuguesa Escolha do Consumidor, procurou responder a estas perguntas e, para tal, questionou mais de mil pessoas sobre o tema através da Internet.

Ensino primário e secundário

Relativamente à localização das melhores escolas primárias e secundárias de Portugal, os portugueses elegem os concelhos de Lisboa, Porto, Coimbra, Viseu e Leiria. Nas duas categorias, Lisboa ocupa o primeiro lugar, com 18,3% e 22,7% dos inquiridos a considerarem a capital como o concelho com as melhores escolas primárias e secundárias, respetivamente.

No entanto, não foi tanto a qualidade das escolas mas a quantidade destas que mais impacto teve na escolha da capital. Acresce o facto de, apesar de figurar na primeira posição entre estes cinco concelhos, Lisboa ser o menos recomendado pelos portugueses, com o NPS (da sigla inglesa, “Net Promoter Score”) mais baixo, com 3,5 e 11,1, em relação às escolas primárias e secundárias, respetivamente.

Coimbra surge no segundo lugar nas duas categorias, com a qualidade dos estabelecimentos de ensino a ser o critério com mais peso para os portugueses que elegeram este concelho como o que detém as melhores escolas primárias e secundárias do país.

Viseu é talvez o concelho com resultados mais díspares na comparação entre o concelho com melhores escolas e o NPS. Quer em relação às escolas primárias, quer em relação às escolas secundárias, Viseu surge como o quarto concelho preferido pelos portugueses. No entanto, em ambas, Viseu “esmaga” a concorrência com um NPS bastante distante do segundo concelho mais recomendado (Leiria), com pontuações de 32,9 e 50,57 pontos, na recomendação de melhores escolas primárias e secundárias, respetivamente.

O estudo ilustra uma situação segundo a qual “Lisboa e Coimbra surgem no topo das escolhas, maioritariamente pela quantidade e qualidade da oferta disponível, sendo que Lisboa se distingue pela quantidade, e, Coimbra, pela qualidade. Também Viseu se distingue pela qualidade, surgindo nestes rankings claramente pelo contributo dos seus residentes”.

Ensino superior

Quanto ao ensino superior, o concelho de Coimbra é considerado como o concelho português com melhores universidades, com 32,9% dos internautas a votarem nesta região do país. Lisboa surge na segunda posição, seguindo-se Porto, Braga e Aveiro.

Apesar de os concelhos do Norte terem primazia sobre os concelhos do Centro e Sul do país no que diz respeito ao concelho com melhores universidades, foram os residentes de Lisboa quem mais votou na capital, com 2,3% dos residentes “alfacinhas” a reconhecer a capital pela quantidade e qualidade da oferta.

O concelho de Coimbra foi escolhido também pela qualidade e pela quantidade da oferta existente, embora o primeiro critério tenha mais peso do que o segundo.  A qualidade das faculdades do Porto, Braga e Aveiro foi também o critério com mais peso na votação destes três concelhos.

Curiosamente, o concelho mais recomendado pelos portugueses não foi nem Coimbra nem Lisboa: Aveiro foi o concelho com um NPS mais alto, pouco abaixo dos 60 pontos. O Porto surge como o segundo concelho mais recomendado para estudar no ensino superior, com 55,1 pontos, seguindo-se Coimbra, Braga e Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.