[weglot_switcher]

Estudo comparativo dos preços do Mibel marca presidência da CMVM no Conselho de Reguladores

Este estudo visa avaliar “o comportamento dos preços no mercado a prazo do MIBEL face a outros mercados a prazo europeus significativos”, diz o Conselho de Reguladores do MIBEL.
15 Janeiro 2019, 19h55

A CMVM terminou, ao fim de um ano, a presidência do Conselho de Reguladores do MIBEL com um estudo (em fase de conclusão) sobre a comparação dos preços do MIBEL (spot e derivados) com outros mercados europeus.

No comunicado do Conselho de Reguladores do MIBEL sobre o Balanço da Atividade de 2018 e Propostas de Novas Medidas para o desenvolvimento deste Mercado, o Comité de Presidentes do Conselho de Reguladores do Mercado Ibérico de  Eletricidade destaca a “consensualização da redação final do estudo sobre a comparação dos preços do MIBEL (spot e derivados) com outros mercados europeus e a sua relação com o mercado único e das suas conclusões”.

Este estudo visa avaliar “o comportamento dos preços no mercado a prazo do MIBEL face a outros mercados a prazo europeus significativos”.

No balanço de 2018 o mesmo Conselho, que passará a ser presidido pela CNMC (homóloga espanhola da ERSE), destaca ainda a publicação do estudo sobre a “Integração da produção renovável e da cogeração no MIBEL e na operação dos respetivos sistemas elétricos”, que conclui “parecer existir uma elevada relação inversa entre o peso relativo da produção em regime especial na satisfação da procura e o nível do preço formado no mercado spot do MIBEL”.

O acompanhamento da migração do mecanismo de gestão da interligação Portugal e Espanha para a plataforma de atribuição europeia; a discussão com os interessados para o funcionamento do setor elétrico – num total de 17 participantes – de aspetos relacionados com a liquidez do MIBEL e os impactos da DMIF II; e o Desenvolvimento do novo website do MIBEL  completam o balanço de atividades do conselho sob a presidência da portuguesa CMVM.

O Conselho de Reguladores do MIBEL é composto pelos quatros reguladores ibéricos: CMVM, CNMV, ERSE e CNMC (Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia)

A constituição de um mercado ibérico de energia elétrica (subscrito pelo Reino de Espanha e pela República Portuguesa) remonta a 1 de outubro de 2004.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.