[weglot_switcher]

Estudo da Gfk deteta descida de 17 pontos nas perspetivas económicas em Portugal

As expetativas dos inquiridos em Portugal são ligeiramente mais optinistas do que nos países mais afetados pela pandemia, mas os países da Europa Central e de Leste são os que apresentam perspetivas de desempenho económico mais satisfatórios.
8 Abril 2020, 13h57

As perspetivas económicas em Portugal desceram 17 pontos devido ao impacto da Covid-19 no passado mês de março, um recuo ligeiramente inferior ao que se verificou no conjunto da Europa no mesmo período, de acordo com um estudo da consultora Gfk.

Este estudo da Gfk aponta ainda para um clima de consumo que está a descer de forma abrupta na Europa.

“As expetativas económicas, bem como a disposição para adquirir algum produto/serviço, têm perdido força, enquanto as expetativas salariais caíram moderadamente, quando comparadas com o passado mês de fevereiro. Ainda assim, é preciso ter em conta que esta análise da GfK decorreu nas primeiras duas semanas de março. Isto significa que, na altura em que a maioria dos países responderam ao inquérito, ainda não estavam implementadas as medidas de contenção e/ou confinamento social para mitigar a pandemia provocada pela Covid-19, pelo que é expectável uma queda ainda mais abrupta no clima de consumo na Europa no próximo mês”, alerta um comunicado da Gfk Portugal

De acordo com os responsáveis da consultora, “neste momento, a Europa está a viver uma das recessões mais pesadas da sua história, já que as expetativas económicas estão a sofrer drásticas perdas de um mês para o outro”.

“As maiores quedas foram registadas em Itália (-43 pontos), o epicentro da Covid-19 na Europa, e em França (-29 pontos). Em Portugal, as expectativas económicas desceram 17 pontos, em comparação com o mês de fevereiro. Todavia, há ainda um corredor notável ao nível das expetativas económicas em alguns países do Leste, como a Polónia, a Eslováquia ou a Hungria, com um desempenho satisfatório entre os vários indicadores. Esta ‘performance’ positiva pode ser justificada pelos números mais baixos de impacto da doença nestes países”, adianta o referido comunicado.

Não são só as expetativas económicas que se encontram em plano inclinado, também as expetativas salariais.

“Uma perspetiva económica em colapso também está a levar a uma diminuição significativa nas expetativas salariais. O indicador geral para a Europa cai nove pontos, atingindo  mais cinco pontos em março, quando comparado com o mês anterior deste ano. As maiores perdas são registadas na Grécia (-22 pontos) e na Itália (-18 pontos). No caso de Portugal, as expectativas salariais desceram nove pontos, em relação ao esperado no mês anterior. Ainda existe um conjunto de países na Europa Central e Oriental com um número bem acima da média a longo prazo do indicador de zero pontos”, revela o mesmo comunicado.

Em resultados da quebra destes dois tipos de expetativas, tambérm as expetativas de consumo estão a recuar: “assim como as perspetivas económicas e salariais, a disposição para comprar também enfrenta perdas drásticas na Europa (-13 pontos)”.

“A Croácia (-27 pontos), Itália e Áustria (-24 pontos cada) são as mais atingidas neste mês em relação à vontade de comprar, quando comparadas com o mês de fevereiro. Em Portugal, foi registada uma descida de nove pontos, quando comparado com o mês de fevereiro”, conclui o comunicado da Gfk Portugal.

A Gfk é uma empresa especializada em estudos de mercado, com mais de 13 mil peritos, disponibilizando informação realtigva a mais de 100 países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.