[weglot_switcher]

Estudo: Nove em cada 10 pacientes que recuperaram da Covid-19 sentiram efeitos secundários

Numa pesquisa feita online com 965 pacientes recuperados de Covid-19, 91,1% dos participantes dizem ter sentido efeitos colaterais depois de testar negativo à Covid-19.
29 Setembro 2020, 12h50

Fadiga, perda de olfato e paladar são alguns dos efeitos colaterais que nove em cada dez pacientes relataram depois de terem recuperado da infeção por Covid-19. O estudo preliminar tem origem na Coreia do Sul pela Agência de Controlo e Prevenção de Doenças do país, segundo a “Reuters”.

Numa pesquisa feita online com 965 pacientes recuperados de Covid-19, 879 dos inquiridos, correspondente a 91,1%, afirmaram que sofreram efeitos colaterais. A fadiga foi o efeito colateral mais comum (26,2%), seguido da dificuldade de concentração que teve 24,6%. Outros efeitos colaterais incluíram problemas do foro psicológico ou mental, ao qual se junta a perda do paladar ou do olfato.

Kim Shin-woo, professor de medicina interna na Escola de Medicina da Universidade Nacional Kyungpook em Daegu, Coreia do Sul, analisou as respostas de 5.762 pacientes recuperados no país asiático onde 16,7% destes participaram no estudo, disse Kwon. Embora a pesquisa tenha sido feita online por enquanto, o investigador líder, Kwon, anunciou que em breve publicará o estudo com análises detalhadas.

A Coreia do Sul também está a conduzir um estudo adicional com 16 organizações médicas sobre complicações potenciais da doença através de uma análise detalhada que envolve tomografias em pacientes recuperados.

O país registou 38 novas infeções nas últimas 24 horas, para um quinto dia de aumentos de dois dígitos, levando a contagem nacional para 23.699 casos, com 407 mortes.

A pesquisa decorre no momento em que o número global de mortes do Covid-19 ultrapassa um milhão (marca atingida este domingo, dia 27 de setembro..

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.