[weglot_switcher]

Dicas para uma compra responsável

Saiba exatamente o que quer comprar. Ao ter consciência do que pretende, está a focar-se no que realmente importa e a evitar distrações que podem levar a gastar mais dinheiro do que dispõe.
26 Novembro 2021, 07h45

Quem nunca se deparou com ofertas tentadoras e ‘amigas’ da carteira?

 

Todos os dias somos confrontados com anúncios que referem promoções de ‘encher o olho’ em que o lucro fácil e o consumismo descartável são palavras de ordem. Com isto, não queremos dizer que toda a promoção é desinteressante. Existem oportunidades em que o preço compensa, mas fazer uma análise prévia ao mercado e aos valores praticados é sempre um excelente caminho a seguir.

 

Assim, quais os passos que podem ser seguidos e tomados de forma a efetuarmos uma compra responsável?

 

Faça um orçamento com o montante que tem para gastar, onde irá gastá-lo e como rentabilizá-lo, evitando despesas excessivas e que apenas conduzem a perda de fundos de forma inapropriada.

 

Faça uma lista de compras. Defina e estabeleça prioridades no que pretende adquirir. Ao fazê-lo, estará a manter-se longe dos enleios que visam o desperdício de dinheiro, comprando apenas o que realmente necessita.

 

Saiba exatamente o que quer comprar. Ao ter consciência do que pretende, está a focar-se no que realmente importa e a evitar distrações que podem levar a gastar mais dinheiro do que dispõe.

 

Debata ideias com a sua família. Ao envolver todos os membros da família no processo de compra de um bem está também a partilhar ideias e até a dividir responsabilidades.

 

Faça uma análise prévia de mercado. Compare preços em diversas lojas e escolha o sítio certo onde comprar, poderá alcançara uma maior poupança.

 

Compre apenas aquilo de que efetivamente precisa. Ao fazê-lo, estará a ajudar a sua carteira, bem como o ambiente, reduzindo a sua pegada ambiental e o consumismo exagerado e desproporcional.

 

Informe-se connosco.

 

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, linha whatsapp 966 449 110, endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.