[weglot_switcher]

EUA: de que consta o super-plano de 1,85 biliões de euros de combate à pandemia?

Congressistas democratas dizem que o acordo de dois triliões de dólares (1,85 biliões de euros) de combate ao coronavírus ainda pode ser melhorado, mesmo depois de os republicanos terem aceitado as alterações ao plano inicial. Mais dinheiro para as áreas sociais e mais supervisão sobre o pacote para as grandes empresas foram imposições dos democratas.
25 Março 2020, 07h35

Senadores democratas e republicanos e todos os líderes envolvidos – Mitch McConnell, líder da maioria republicana no Senado, Chuck Schumer, seu homólogo democrata, a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, também democrata, Steven Mnuchin, secretário do Tesouro e o próprio presidente Donald Trump – chegaram finalmente a um acordo (geral) sobre o plano de combate às metástases económicas da Covid-19.

Desse plano, as fatias mais significativas são uma dotação de 500 mil milhões para as grandes empresas e 500 mil milhões para apoiar as famílias. Constam do projeto ainda 350 mil milhões para empréstimos a pequenas empresas, 250 mil milhões para auxílio ao desemprego, pelo menos 75 mil milhões para financiar os hospitais e 32 mil milhões para as companhias aéreas.

Os democratas bloquearam duas vezes as tentativas republicanas de avançar com o projeto, dizendo que o plano proposto não forneceria dinheiro suficiente para os hospitais, faltava ajuda suficiente para os desempregados e não incluía a supervisão adequada do colossal fundo para ajudar as grandes empresas.

Pelosi disse que a Câmara dos Representantes poderia aprovar por unanimidade a legislação depois de libertada pelo Senado, mas também poderia tentar alterá-la – o que levaria a atrasos adicionais e possivelmente exigiria que os 428 parlamentares da câmara regressassem a Washington. “Temos alguns acrescentos que consideramos muito úteis para os trabalhadores americanos”.

Pelosi apresentou a sua própria contraproposta de 2,5 triliões, que incluia quatro mil milhões para permitir aos Estados conduzirem as eleições presidenciais e para o Congresso de novembro por correio.

Os republicanos detêm uma pequena maioria de 53 lugares contra 47 dos democratas no Senado, o que significa que precisam do apoio democrata para obter os 60 votos necessários para avançar na maior parte da legislação prevista pela Casa Branca em termos do plano de combate à pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.