[weglot_switcher]

EUA: Descendente de portugueses recebe indemnização de 450 mil dólares

Matthew Rodrigues foi indevidamente detido por a polícia o ter confundido com um indivíduo de ascendência mexicana, conforme a descrição feita pela vítima de tentativa de violação.
21 Novembro 2017, 18h33

Matthew Rodrigues, um descendente de portugueses residente nos Estados Unidos, recebeu uma indemnização de 450 mil dólares (cerca de 382 mil euros) por parte das autoridades de West Des Moines, no Estado do Iowa, depois de ter processado a polícia local por o ter prendido indevidamente.

A 29 de Abril passado, Rodrigues foi detido no Motel 6 em Wes Des Moines, onde se encontrava numa festa de um amigo, depois de uma mulher vítima de uma tentativa de violação no mesmo local ter feito queixa à polícia, que procurava um indivíduo mexicano, de acordo com a descrição da queixosa. “Estive lá uns trinta minutos, no máximo”, disse Rodrigues à televisão local WhoTV, e quando saiu, um polícia “continuou a aproximar-se dele”. O polícia terá dito “és mexicano”, ao que Rodrigues disse “ser português”. “É tudo a mesma coisa”, terá respondido o polícia, de acordo com as declarações de Rodrigues. Segundo o Des Moines Register, Rodrigues considera que foi detido e mantido em prisão “por duas razões: estava no motel na noite do crime, e tinha a mesma tez escura que o violador”.

“Pensaram ‘está ali um mexicano à frente. Vou prendê-lo porque deve ser ele'”, disse Rodrigues ao Register. “Foi só isso, não tinham provas nenhumas.”

Na prisão, Rodrigues terá gasto 900 dólares em chamadas e comida, enquanto tentava convencer os polícias a verem um vídeo que provaria a sua inocência. “Demoraram 11 dias a vê-lo”, queixou-se.

A 9 de Maio, Rodrigues foi libertado, quando “novas provas” mostraram que fora Salvador Junior Peneda a cometer o crime, e não o descendente de portugueses. Peneda foi então imediatamente detido, e deu-se como culpado do crime em tribunal a 28 de Julho, estando agora a cumprir uma pena de sete anos de prisão.

Depois do processo contra a cidade, as autoridades de West Des Moines chegaram a acordo com Rodrigues e a família, atribuindo a já referida indemnização a Rodrigues, à sua noiva Anna reynolds, e às duas filhas gémeas de quatro anos de ambos, e deixando registado que Rodrigues foi detido “devido a um caso de confusão de identidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.