[weglot_switcher]

EUA: Fed vai limitar pagamento de dividendos da banca

No terceiro trimestre, os bancos não vão poder pagar mais do que pagaram no segundo trimestre e o seu máximo não pode ser maior que o lucro líquido médio de cada um nos últimos quatro trimestres. Espera-se a reação da Casa Branca.
25 Junho 2020, 22h15

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) anunciou que limitará grandes pagamentos de dividendos das entidades bancárias e barrará as recompras de ações próprias até pelo menos ao início do quarto trimestre, novembro, após testar as defesas do sistema contra uma potencial queda económica grave como consequência da pandemia de coronavírus.

Na sua análise, o Fed constatou que os maiores financiadores do país lutaram para modelar a crise sem precedentes e os programas federais de resgate subsequentes, acrescentando uma incerteza ainda maior sobre o desempenho dos bancos e da economia nos próximos meses.

O Fed não disse como cada banco se saiu na análise da pandemia, mas descobriu que as 34 instituições testadas poderiam sofrer até 700 mil milhões de dólares em perdas com empréstimos na recuperação mais grave da pandemia em forma de ‘W’.

A observação, adicionada aos testes de ‘stress’ anual do Fed dos maiores bancos do país, incluindo o JPMorgan Chase e a Goldman Sachs Group, mostrou que os bancos poderiam resistir a uma recessão económica grave, tumultuosa e prolongada, mas vários ficariam abaixo dos requisitos mínimos de capital.

Com isso em mente, o Fed anunciou que estava a estabelecer um limite em relação ao que os bancos vão poder pagar aos investidores em dividendos no terceiro trimestre. Os bancos não podem pagar mais do que pagaram no segundo trimestre e o seu máximo não pode ser maior que o lucro líquido médio de cada um nos últimos quatro trimestres.

O Fed também anunciou que vai impedir recompras de ações dos bancos pelo menos no terceiro trimestre – um movimento que os maiores financiadores do país já haviam adotado voluntariamente no segundo trimestre, quando a pandemia ocorreu.

A entidade reguladora esperou pelo fecho de Wall Street para dar a conhecer os resultados dos testes de ‘stress’ ao sistema financeiro do país – num dia em que os mercados fecharam em alta exatamente devido às subidas dos papeís dos bancos cotados. Aparentemente, os investidores não estavam à espera desta ‘mão pesada’ do Fed – que, segundo os analistas, não costuma avançar com medidas tão pouco ‘liberais’.

Ainda falta saber qual será a reação da Casa Branca à decisão do regulador, sendo certo que Donald Trump e o governador do Fed, Jerome Pawell, não têm um relacionamento cordato, apesar de este ser uma escolha do presidente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.