[weglot_switcher]

EUA: Líder da Câmara dos Representantes otimista num acordo para pacote de auxílio pandémico

Depois de meses de impasses entre a Câmara democrata e o Senado republicano, parece haver agora consenso para a aprovação de uma proposta que constitui um compromisso intermédio para ambas as partes. Tanto o presidente Trump como o presidente eleito Biden apoiam a proposta.
  • Brendan Smialowski/AFP/Getty
4 Dezembro 2020, 20h17

A líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, expressou esta sexta-feira otimismo na aprovação de um pacote de estímulos para resposta à crise pandémica. Pelosi diz-se “em sincronia” com o líder do Senado, Mitch McConnell, para ultrapassar o impasse relativo a um novo pacote de assistência à economia norte-americana, como reporta a Associated Press (AP).

Apesar da proposta final consistir num retrocesso relativamente às intenções democratas, a líder da Câmara elogiou o esforço para conseguir um compromisso bipartidário e intermédio com os republicanos, que também fizeram várias cedências. Assim, o resultado deverá ser um pacote de 1,4 biliões de dólares (1,15 biliões de euros) de gastos federais, ao qual acresce um pacote de alívio pandémico de 908 mil milhões de dólares (747,6 milhões de euros).

A recuperação económica nos EUA tem vindo a abrandar, como mostram os dados hoje conhecidos sobre a criação de emprego em novembro, que ficaram muito abaixo do esperado e do que se verificou em outubro.

Além disso, o ressurgir da pandemia em força, com números recorde de casos diários confirmados e de internamentos que se verificaram no último mês, aumentaram a necessidade de avançar com este apoio à economia norte-americana, algo que o Congresso buscava há meses. Outro fator que joga a favor da aprovação deste projeto de lei prende-se com o apoio do ainda presidente Trump, bem como do presidente eleito Biden.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.