[weglot_switcher]

EUA: Republicanos querem usar dinheiro do tráfico de droga mexicano para financiar muro

”Os procuradores dos EUA têm em mãos 14 mil milhões em lucros de drogas e outros ativos de El Chapo que deviam financiar o nosso muro para #ProtegeraFronteira”, escreveu o senador Ted Cruz na rede social Twitter.
14 Fevereiro 2019, 16h01

O senador republicano Ted Cruz tem uma ideia que pode ajudar Donald Trump a obter o financiamento para a construção do muro na fronteira com o México: usar o lucro do tráfico de drogas do mexicano Joaquín ”El Chapo” Guzmán, o narcotraficante mexicano que foi julgado e condenado esta terça feira em Nova Iorque por dez crimes de tráfico de droga.

Cruz sugeriu que os mil milhões de dólares que o líder do cartel de Sinaloa embolsou deviam ser usados ​​para ajudar a proteger a fronteira dos Estados Unidos com o México.

“O sistema de justiça dos EUA prevaleceu hoje em condenação de Joaquín Guzmán Loera, também conhecido como ‘El Chapo’, em todas as 10 acusações. Os procuradores dos EUA têm em mãos 14 mil milhões em lucros de drogas e outros ativos de El Chapo que deviam financiar o nosso muro para #ProtegeraFronteira” escreveu o senador na rede social, Twitter.

Se a lei for aprovada – Cruz já a tinha apresentado  em 2017 – será possível usar o dinheiro retirado das contas de El Chapo e utilizá-lo em situações consideradas de segurança nacional – como o muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México. Segundo o senador seriam cerca de 12 mil milhões de euros para “garantir a nossa fronteira sul e impedir o fluxo ilegal de drogas, armas e indivíduos”. “Ao apreender qualquer património de El Chapo e outros traficantes podemos compensar o custo de proteger a nossa fronteira e fazer um progresso significativo para cumprir as promessas feitas ao povo americano”.

“Ao alavancar qualquer património criminalmente confiscado de “El Chapo” e de outros barões de droga assassinos, podemos compensar o custo de garantir a segurança da nossa fronteira e fazer um progresso significativo no sentido de cumprir as promessas feitasao povo americano”, referiu o senador na altura da apresentação da proposta, como cita a ”CNN”.

A posição de Ted Cruz surge quando o Congresso dos EUA se prepara para aprovar um acordo elaborado por um grupo de negociadores bi-partidários, com medidas para garantir a segurança das fronteiras, incluindo fundos de 1.375 mil milhões de dólares para financiar cerca de 88 quilómetros do muro prometido por Trump. Um valor que é uma migalha considerando os 5,7 mil milhões que o presidente dos EUA pedia para a obra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.