[weglot_switcher]

EUA preparam-se para enviar mais 20 milhões de doses da Moderna, Pfizer e Johnson para o estrangeiro

Esta iniciativa enquadra-se na promessa do presidente de colocar o país na linha da frente da gestão pandémica global e marca a primeira remessa dos fármacos aprovados para consumo interno nos EUA para o resto do mundo.
17 Maio 2021, 18h25

O presidente dos EUA planeia enviar 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o estrangeiro, noticia a Bloomberg, numa altura em que o ritmo de abastecimento destes fármacos no país já ultrapassa a sua procura. Este anúncio deverá ser feito durante esta segunda-feira.

Estas vacinas farão parte do lote de fármacos já aprovados para uso doméstico nos EUA, ou seja, serão enviadas doses da Moderna, Johnson & Johnson e Pfizer. Estas juntam-se às 60 milhões de doses da AstraZeneca que a atual administração havia já garantido que enviaria a países mais desfavorecidos sem capacidade de produção.

Recorde-se que a inoculação desenvolvida pelos laboratórios anglo-suecos em parceira com a Universidade de Oxford não está ainda aprovada para uso nos EUA.

O esforço da administração norte-americana enquadra-se na promessa de Biden de que o país se tornaria num “arsenal de produção” de vacinas e surge depois dos primeiros lotes terem sido usados quase exclusivamente para consumo doméstico. Isto permitiu uma campanha de vacinação a um ritmo dificilmente equiparável no resto do mundo, mas acentuou as diferenças entre os países que podem contar com a sua produção do fármaco e os que dependem de terceiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.