[weglot_switcher]

EUA querem usar aplicação irlandesa de rastreio de contactos para evitar novos surtos

Após o lançamento da aplicação, a NearForm, empresa que desenvolveu a app, afirmou ter encontrado “uma solução para rastrear contactos para os governos mundiais”
22 Julho 2020, 14h42

A aplicação irlandesa de traçar contactos, Covid Tracker, tem permitido às autoridades de saúde serem bem sucedidas no seu objetivo e alguns países já demonstraram interesse em usar a aplicação, refere o “Business Insider”. O Covid Tracker foi lançado a 7 de julho e na primeira semana foram feitos 1,3 milhões de downloads, perto de 37% da população com mais de 16 anos.

Após o lançamento da aplicação, a NearForm, empresa que desenvolveu a app, afirmou ter encontrado “uma solução para rastrear contactos para os governos mundiais”. Assim, esta segunda-feira, 20 de julho, a NearForm, as autoridades de saúde da Irlanda e o Serviço Nacional de Saúde (HSE) doaram o código do projeto para a Iniciativa de Saúde Pública da Fundação Linux.

“Há vários países e estados nos Estados Unidos da América a conversar com o nosso fornecedor sobre como refazer a aplicação e utilizá-la”, disse Fran Thompson, diretor de informações do HSE. De acordo com informações recolhidas pelo “Business Insider”, o estado da Pensilvânia é um dos que está interessado, e as autoridades de saúde do estado norte-americano já terão começado a trabalhar com a NearForm.

Atualmente, a NearForm também se encontra em conversas com as autoridades do Reino Unido, que ainda não divulgou uma aplicação de rastreamento de contactos, algo que já tinha prometido lançar em maio. “Tem havia muita colaboração e cooperação entre diferentes países, incluindo o Reino Unido, onde tivemos algumas conversas com equipas técnicas para discutir como configurar o sistema”, disse o diretor técnico da empresa irlandesa.

O Covid Tracker está disponível no sistema Android e iOS, e envia sinais Bluetooth que procuram outros telemóveis com a mesma aplicação, de forma a perceber onde se cruzaram e onde pode ter ocorrido a transmissão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.