[weglot_switcher]

EUA: Senador democrata mais moderado quer redução no plano de infraestruturas de Biden

A composição repartida do Senado, onde os democratas têm a maioria garantida apenas pelo voto da vice-presidente, reveste de importância acrescida a posição do senador pela Virgínia Ocidental, que é vota frequentemente alinhado com a bancada republicana.
25 Abril 2021, 20h29

O senador pela Virgínia Ocidental Joe Manchin, que ganhou uma importância acrescida com a nova configuração que deu uma minoria mínima à bancada democrata na câmara alta do Congresso, afirmou este domingo preferir um plano de investimentos públicos em infraestruturas mais pequeno e focado, colocando em risco a aprovação da lei.

Manchin é o democrata mais moderado no Congresso, oscilando frequentemente entre as posições mais centristas de ambas as fações políticas norte-americanas. Como tal, e dada a divisão 50-50 do Senado entre democratas e republicanos, o voto do congressista da Virgínia Ocidental torna-se decisivo em matérias altamente partidárias. Recorde-se que a maioria democrata é garantida apenas pelo desempate da vice-presidente Kamala Harris.

O senador afirmou à CNN preferir um plano redimensionado, apontando para áreas como a habitação social para idosos ou os investimentos em escolas e ATLs, para as quais estão atribuídos 400 e 100 mil milhões (330,70 e 82,67 mil milhões de euros), respetivamente, como “difíceis de compreender para o público”.

A contraproposta republicana de 568 mil milhões de dólares (469,65 mil milhões de euros), que deixa cair estas vertentes, é vista como “um bom ponto de partida”, acrescenta.

O democrata indicou ainda não estar inclinado para viabilizar uma aprovação por uma maioria simples através de um processo denominado reconciliação, que permitiria evitar a necessidade de 60 votos a favor da legislação em apreço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.