[weglot_switcher]

Euribor negativa só abrange 2% dos créditos

A legislação da Euribor negativa só abrange 2% dos empréstimos totais [1,5 milhões de créditos, no final de 2017], de acordo com o “Jornal de Negócios”.
2 Agosto 2018, 08h49

A legislação da Euribor negativa só abrange 2% dos empréstimos existentes no mercado português [1,5 milhões de créditos, no final de 2017], totalizando 31 mil contratos em que se anula o valor do ‘spread’, de acordo com os dados recolhidos pelo “Jornal de Negócios”.

A lei para a aplicação da taxa negativa entrou em vigor no final do mês passado, obrigando os bancos a repercutirem os juros negativos nos créditos à habitação.

As instituições bancárias têm, desde há duas semanas, de refletir nos contratos de empréstimo para comprar casa os valores negativos da Euribor. Segundo o diploma publicado em Diário da República, “quando do apuramento da taxa de juro resultar um valor negativo, deve este valor ser refletido nos contratos de crédito”.

O diário de economia refere, na sua edição desta quinta-feira, que os números foram apresentados por quatro dos bancos, em conferência de imprensa de apresentação de resultados. Ao matutino, fonte do Novo Banco adiantou: “São 3.700  contratos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.