[weglot_switcher]

Euro mantém-se acima de 1,22 dólares e membros do BCE manifestam preocupação

O euro subiu hoje e manteve-se acima de 1,22 dólares, depois de vários membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) manifestarem preocupação com a recente valorização da moeda europeia.
17 Janeiro 2018, 19h11

Às 18:20 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,2248 dólares, quando na terça-feira à mesma hora negociava a 1,2236 dólares.

O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, disse em entrevista ao jornal italiano La Repubblica que está preocupado com os movimentos repentinos no euro, que não surgem em resposta a dados fundamentais da zona euro.

“Não temos um objetivo de taxa de câmbio, mas estou preocupado com os movimentos repentinos que não refletem mudanças em dados económicos fundamentais”, assinalou Constâncio.

O vice-presidente do BCE deu a entender que a entidade, que se reúne na próxima semana, não vai introduzir de imediato alterações na orientação da sua política monetária.

O governador do Banco Nacional Austríaco, Ewald Nowotny, assegurou que a recente valorização do euro não é nenhuma ajuda e o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, também se mostrou preocupado com a apreciação da moeda europeia, que pode levar a uma descida da inflação.

Hoje de madrugada, o euro chegou a atingir 1,2323 dólares, um máximo desde dezembro de 2014.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.