[weglot_switcher]

Euro NCAP: Fiat 500 e Ford Ka+ com resultados surpreendentes

Na última ronda de testes do Euro NCAP, o Fiat 500 e o Ford Ka+ surpreenderam pela negativa, não tendo ido além das três estrelas. O Citroën C3 recebeu quatro. Audi Q5, Land Rover Discovery e Toyota C-HR obtiveram a classificação máxima.
5 Março 2017, 16h00

A mais recente ronda de testes do Euro NCAP consagrou com cinco estrelas três dos seis modelos testados: Audi Q5, Land Rover Discovery e Toyota C-HR. O Citroën C3 terminou a bateria de testes deste organismo europeu com a classificação de quatro estrelas, ao passo que Fiat 500 e Ford Ka+ surpreenderam pela negativa, não indo além das três estrelas.

O facelift do modelo italiano obteve classificações menos boas nas categorias de assistência à condução (27%) e proteção de crianças (49%). Os resultados melhoraram no que respeita à proteção de adultos, categoria onde conseguiu 66%, e na proteção de peões, com um resultado de 53%.

Já o no que respeita ao novo Ford Ka+, os meros 29% conseguidos nos sistemas de apoio à condução prejudicaram a classificação geral. Os resultados foram mais satisfatórios para o citadino americano nas categorias de proteção de adultos (73%) e crianças (61%), bem como na proteção de peões (57%).

O Citroën C3 pecou nos capítulos da proteção de peões (59%) e sistemas de apoio à condução (58%), obtendo, no entanto, boas prestações no que respeita à proteção dos ocupantes: 88% nos adultos e 83% nas crianças.

Os resultados dos modelos que obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas assemelham-se. Ainda assim, o Toyota C-HR obteve o melhor resultado na proteção de adultos, com 95%, e de peões, com 76%. O modelo nipónico voltou a vencer na categoria de sistemas de apoio à condução, onde registou 76%. O Audi Q5 foi o melhor a proteger crianças, alcançando os 86%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.