[weglot_switcher]

Euro2020: Belgas e russos encontram-se em jogo de velhos conhecidos

Bélgica nunca perdeu contra a Rússia, e em jogos a contar para provas europeias soma duas vitórias, mas os russos querem fazer valer o factor casa para finalmente quebrarem o enguiço.
12 Junho 2021, 19h30

A Gazprom Arena, em São Petersburgo, recebe este sábado, 12 de junho, o encontro que fecha o segundo dia do Euro2020 e que opõe a seleção da casa, a Rússia, diante da sua Bélgica, marcado para as 20h00.

Olhando para os valores globais de mercado, a Bélgica (669 milhões) leva uma vantagem de 478 milhões de euros sobre a Rússia (191 milhões) e dentro de campo o favoritismo recai também para o conjunto belga, orientado pelo Roberto Martínez.

De resto, os ‘diabos vermelhos’ como são conhecidos os belgas são uma verdadeira ‘besta negra’ para a Rússia. Basta recuarmos precisamente à fase de qualificação para este campeonato da Europa para vermos um saldo de 7-2 em golos a favor dos belgas, com dois triunfos, um por 3-1 e o segundo por 1-4, curiosamente nesta mesma Gazprom Arena, as duas seleções vão defrontar-se esta noite.

De resto, em sete jogos oficiais a Bélgica soma cinco triunfos e o melhor que os russos conseguiram foi duas igualdades. Como se tudo isto não fosse suficiente, a Rússia vai ter pela frente a atual líder do ranking da FIFA, e não conta com a sua figura de maior destaque, Andrei Mostovoi, do Zenit, que testou positivo para a Covid-19 na última sexta-feira e está fora da competição.

Frente-a-frente

No entanto, no lado da Bélgica, as ausências por lesão de Kevin de Bruyne, do Manchester City, e do antigo jogador do SL Benfica Axel Witsel são quase certas para este jogo. Contudo, existe Romelu Lukaku, avançado campeão pelo Inter Milão, que, tal como o médio dos citizens, está avaliado em 100 milhões de euros. Os belgas podem ainda contar com a ajuda na defesa do capitão e jogador do SL Benfica, Jan Vertonghen, para manter a bola longe da baliza de Thibaut Courtois.

Por sua vez, a Rússia tem no médio ofensivo a sua principal figura e com um valor de mercado de 28 milhões de euros que conta já com cinco golos e 38 internacionalizações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.