Euro2020: Croatas vice-campeões mundiais contra ingleses que valem mais de mil milhões

Inglaterra é a seleção com maior valor de mercado do campeonato europeu, mas vai ter pela frente o seu ‘carrasco’ do mundial de 2018.

crédito: uefa.pt

O Estádio de Wembley recebe este domingo, 13 de junho, o primeiro jogo do Grupo D e que abre o terceiro dia do Euro2020, entre a Inglaterra e a Croácia, marcado para as 14h00.

Os ingleses entram em campo com o estatuto de seleção mais valiosa deste campeonato da Europa, com um valor de mercado de 1,27 mil milhões de euros, enquanto os croatas somam 376 milhões de euros. No entanto, dentro de campo as diferenças poderão não ser tão distantes, dada as mais valias individuais que existem em cada um dos conjuntos.

O único confronto entre as duas seleções em fases finais de europeus aconteceu em 2004, no europeu organizado por Portugal. Ainda na fase de grupos os ingleses venceram por 4-2 com golos de Paul Scholes, Frank Lampard e um bis de Wayne Rooney, com Igor Tudor e Nico Kovac a marcarem para os croatas. No entanto, o último confronto entre ambos acabou por sorrir à Croácia, com um triunfo nas meias-finais do mundial de 2018, por 2-1.

Frente-a-frente

Com um valor de mercado de 120 milhões de euros, Harry Kane é a grande figura e esperança para levar os ingleses a um inédito título europeu. O avançado de 27 anos do Tottenham apontou 12 golos na fase de qualificação e soma já 34 remates certeiros pela seleção em 54 internacionalizações.

Apesar de ser o nome mais sonante da seleção croata, Luka Modric, vencedor da Bola de Ouro em 2018 está longe de ser o mais valioso. Esse estatuto pertence a Mateo Kovacic, médio de 27 anos que esta temporada foi campeão de Itália ao serviço do Inter Milão.

Quando entrar em campo este domingo, a Inglaterra vai tentar algo que nunca conseguiu em nove presenças em fases finais de europeus. Vencer o primeiro jogo da fase de grupos.

Recomendadas

Defesa de Luís Filipe Vieira “não foi notificada” da decisão do juiz Carlos Alexandre quanto à caução

O advogado de Luís Filipe Vieira, Manuel Magalhães e Silva, afirmou perentoriamente ao Jornal Económico que “não foi notificado, nem materialmente, nem nos termos da lei” da carta registada remetida na terça-feira com a decisão do Tribunal a considerar insuficientes as garantias da caução.

FC Porto no top-10 europeu dos clubes que mais milhões ganharam com a venda de futebolistas desde 2011/12

Os ‘azuis e brancos’ fizeram vendas no montante total de 777,1 milhões de euros nas últimas nove temporadas, de acordo com as contas do Transfermarkt. Neste período, Julen Lopetegui foi quem mais amealhou numa só temporada mas desde que Sérgio Conceição é treinador, os ‘dragões’ têm feito vendas sempre acima dos 70 milhões.

Mais de mil milhões de euros. SL Benfica é o recordista europeu de vendas desde 2011/12. FC Porto no top-10 (com áudio)

O site de avaliação de futebolistas ‘Transfermarkt’ coloca dois clubes portugueses no top-10 dos clubes que mais milhões garantiram com a venda de jogadores: o SL Benfica lidera a tabela e o FC Porto fecha a contagem. Conheça os jogadores que mais dinheiro renderam aos cofres das ‘águias’.
Comentários