[weglot_switcher]

Euro2020: Croatas vice-campeões mundiais contra ingleses que valem mais de mil milhões

Inglaterra é a seleção com maior valor de mercado do campeonato europeu, mas vai ter pela frente o seu ‘carrasco’ do mundial de 2018.
  • crédito: uefa.pt
13 Junho 2021, 13h15

O Estádio de Wembley recebe este domingo, 13 de junho, o primeiro jogo do Grupo D e que abre o terceiro dia do Euro2020, entre a Inglaterra e a Croácia, marcado para as 14h00.

Os ingleses entram em campo com o estatuto de seleção mais valiosa deste campeonato da Europa, com um valor de mercado de 1,27 mil milhões de euros, enquanto os croatas somam 376 milhões de euros. No entanto, dentro de campo as diferenças poderão não ser tão distantes, dada as mais valias individuais que existem em cada um dos conjuntos.

O único confronto entre as duas seleções em fases finais de europeus aconteceu em 2004, no europeu organizado por Portugal. Ainda na fase de grupos os ingleses venceram por 4-2 com golos de Paul Scholes, Frank Lampard e um bis de Wayne Rooney, com Igor Tudor e Nico Kovac a marcarem para os croatas. No entanto, o último confronto entre ambos acabou por sorrir à Croácia, com um triunfo nas meias-finais do mundial de 2018, por 2-1.

Frente-a-frente

Com um valor de mercado de 120 milhões de euros, Harry Kane é a grande figura e esperança para levar os ingleses a um inédito título europeu. O avançado de 27 anos do Tottenham apontou 12 golos na fase de qualificação e soma já 34 remates certeiros pela seleção em 54 internacionalizações.

Apesar de ser o nome mais sonante da seleção croata, Luka Modric, vencedor da Bola de Ouro em 2018 está longe de ser o mais valioso. Esse estatuto pertence a Mateo Kovacic, médio de 27 anos que esta temporada foi campeão de Itália ao serviço do Inter Milão.

Quando entrar em campo este domingo, a Inglaterra vai tentar algo que nunca conseguiu em nove presenças em fases finais de europeus. Vencer o primeiro jogo da fase de grupos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.