[weglot_switcher]

Eurocidade do Guadiana ganha reconhecimento internacional

Trata-se do primeiro instrumento europeu de cooperação transfronteiriça de alcance territorial criado na euro-região Andaluzia-Algarve-Alentejana.
9 Fevereiro 2018, 19h53

A Eurocidade do Guadiana foi registada como o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), tornando-se o primeiro instrumento europeu de cooperação transfronteiriça de alcance territorial criado na Eurorregião Andaluzia-Algarve-Alentejana.

Anteriormente, a Eurocidade do Guadiana era fruto de um protocolo de colaboração entre os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

“A constituição como AECT abre novas perspetivas para o futuro dos três municípios, já que a fronteira não será agora um obstáculo administrativo e poderão candidatar-se a fundos comunitários específicos para as Eurocidades”, explica o município de Castro Marim.

Francisco Amaral, presidente desta Câmara Municipal, salienta a importância do reconhecimento formal desta entidade: “Poderá, a partir de agora, desenvolver duas importantes áreas para estes territórios, uma que diz respeito à promoção das três cidades como destino turístico único e outra que respeita à dinamização das áreas ligadas à juventude.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.