[weglot_switcher]

Euroconsumers acusa Apple de manipular iPhones para se tornarem obsoletos 

Em causa estão os modelos 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus. Grupo defende que a Apple tomou esta decisão de forma “propositada de desenvolver, fabricar, distribuir e vender este produto para consumo de forma que se tornasse obsoleto ou não funcional para forçar o consumidor a comprar a nova geração de iPhones”.
2 Dezembro 2020, 16h32

O Euroconsumers acusou a Apple de utilização de obsolescência programada. Em comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de dezembro, o grupo internacional afirma que a Apple manipulou intencionalmente a lentidão dos iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus.

O grupo defende que a Apple tomou esta decisão de forma “propositada de desenvolver, fabricar, distribuir e vender este produto para consumo de forma que se tornasse obsoleto ou não funcional para forçar o consumidor a comprar a nova geração de iPhones num curto espaço de tempo”, segundo um comunicado divulgado hoje pela Deco Proteste.

Entre as anomalias destacam-se a lentidão, perda de desempenho e shut down inesperado dos telemóveis. A Apple alegou tratar-se de uma atualização para prolongar a vida útil das baterias, mas nos Estados Unidos a Apple acabou por confirmar o sucedido e compensou os clientes lesados, pagando 113 milhões de dólares aos clientes insatisfeitos com o iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus.

Bélgica e Espanha fazem parte dos países do Euroconsumers que vão avançar com, uma ação judicial contra a Apple, tendo a companhia de Portugal e Itália em 2021. No caso de Portugal, a DECO também está a preparar uma ação para o mês de janeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.