[weglot_switcher]

Eurodeputada Sara Cerdas quer atualizar os padrões de qualidade do ar da União Europeia

Numa reunião da Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente, a eurodeputada do PS apontou para a importância de assegurar a qualidade do ar na proteção da saúde pública, de modo a prevenir ” doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e cancro, entre outras.”, alertou.
  • ENVI Committee meeting – Exchange of views with Mr Milan KUJUNDZIC, Croatian Minister of Health
2 Dezembro 2021, 13h15

A eurodeputada madeirense, eleita pelo PS, Sara Cerdas, lembrou a necessidade de atualizar os padrões de qualidade do ar da União Europeia, de forma juridicamente vinculativa, de modo a entrar em conformidade com as novas diretrizes publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Numa reunião da Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente, na passada segunda-feira, a eurodeputada apontou para a importância de assegurar a qualidade do ar na proteção da saúde pública, de modo a prevenir ” doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e cancro, entre outras.”, alertou.

Para alcançar estes objetivos, Sara Cerdas acredita que é necessária uma “ação concertada com as instituições locais, regionais, nacionais e internacionais” que cubra vários setores da sociedade, designadamente transportes, energia, indústria, gestão de resíduos, planeamento urbano e agricultura.

Segundo a OMS, é estimado que a poluição do ar exterior esteja na origem de 4,2 milhões de mortes prematuras em todo o mundo por ano, pelo que a deputada apela à urgência de “melhorar a qualidade do ar nas nossas cidades e reduzir a poluição, para podermos reduzir a morbilidade e a mortalidade associadas, pois estas são doenças evitáveis – e cabe-nos enfrentá-las”, urge Sara Cerdas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.