Eurodeputado do PAN eleito vice-presidente da comissão de Agricultura no Parlamento Europeu

Além de assumir a substituição do presidente da comissão em situações de ausência, o cargo confere várias responsabilidades a Francisco Guerreiro, como negociar leis com os Ministros da Agricultura dos vários Estados-Membros

Recém chegado a Bruxelas, o primeiro eurodeputado eleito pelo PAN já assumiu um cargo de relevo numa das três comissões que integra. Francisco Guerreiro foi eleito primeiro vice-presidente da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural esta quarta-feira, 10 de julho. A eleição decorreu esta tarde durante a primeira sessão da comissão.

Cada comissão tem, além de um presidente, quatro vice-presidentes. No caso da Comissão de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, coube à bancada dos Verdes a primeira das quatro vice-presidências, cujo lugar Francisco Guerreiro negociou com os restantes eurodeputados da bancada e acabou por ganhá-lo aos 48 membros efetivos e 48 membros suplentes.

“Com esta eleição reforçamos a influência do PAN na bancada dos Verdes, dando a Portugal um lugar de destaque em relação aos restantes Estados-Membros”, afirma o eurodeputado do PAN, em comunicado. “Estamos preparados para assumir cargos de responsabilidade e deixar contributos politicamente relevantes, principalmente num contexto europeu no qual importa priorizar a mitigação das Alterações Climáticas”, refere Francisco Guerreiro.

Além de assumir a substituição do presidente da comissão em situações de ausência, o cargo confere várias responsabilidades a Francisco Guerreiro, como negociar leis com os ministros da Agricultura dos vários estados-membros.

Além da comissão de Agricultura, Francisco Guerreiro também integra as comissões de Orçamento e Pescas.

Relacionadas

Eurodeputado do PAN vai integrar comissões de Agricultura, Orçamento e Pescas em Bruxelas

O eurodeputado do PAN, Francisco Guerreiro, afirma que a sua colocação com membro efetivo vai permitir ao partido concretizar metas climáticas “mais audazes” e bater-se pela defesa do ambiente e biodiversidade junto a União Europeia (UE).

Francisco Guerreiro: A vida do primeiro eurodeputado do PAN em Bruxelas

Em 2014 candidatou-se às eleições europeias pela primeira vez. Cinco anos depois, torna-se o primeiro eurodeputado eleito pelo PAN. Conheça o percurso de quem quer ver a Europa muito mais atenta ao clima e aos direitos dos animais.
Recomendadas

PCP insta Governo a impedir venda de barragens da EDP ao consórcio francês

A bancada parlamentar do PCP diz que está em causa a defesa do interesse nacional, dado o “papel ímpar e insubstituível” desses empreendimentos no sistema eletroprodutor nacional e no armazenamento e gestão do caudal dos rios e acusam a EDP de tirar “ilegais e ilegítimas vantagens” do Estado.

Eleições Guiné-Bissau: CNE confirma vitória de Embaló

A CNE rejeitou as reclamações apresentadas pelo representante da candidatura de Domingos Simões Pereira.

Brexit: Barnier pronto a começar negociações mas alerta que “não as concluirá a qualquer preço”

O negociador-chefe da União Europeia espera um bom arranque das negociações, até porque, sublinhou, “há muito pouco tempo pela frente”, dado um acordo abrangente ter de ficar ‘fechado’ até ao final do ano, altura em que termina o chamado período de transição do ‘Brexit’.
Comentários