[weglot_switcher]

Eurogrupo apoia Philip Lane para integrar Comissão Executiva do BCE

Philip Lane irá substituir Peter Praet, iniciando um mandato não renovável de oito anos, a partir de 1 de junho de 2019.
11 Fevereiro 2019, 15h41

O Eurogrupo acordou esta segunda-feira o apoio à candidatura do governador do Banco Central da Irlanda, Philip Lane, a membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE).

“O Eurogrupo deu hoje o seu apoio à candidatura de Philip Lane para se tornar um novo membro do conselho executivo do Banco Central Europeu”, anunciou esta segunda-feira em comunicado.

Philip Lane irá substituir Peter Praet, cujo mandato termina a 31 de maio, e iniciará um mandato não renovável de oito anos, a partir de 1 de junho de 2019.

“A recomendação ao Conselho Europeu, composta pelos Chefes de Estado e de Governo, deverá ser formalmente adoptada pelo Conselho a 12 de Fevereiro. Nesta base, o Conselho Europeu consultará o Parlamento Europeu e o Conselho do BCE. Espera-se então que adote a sua decisão final na sua reunião de 22 a 23 de março”, explicou o Eurogrupo.

As nomeações para a Comissão Executivo do BCE são feitas pelo Conselho Europeu, que deve deliberar por maioria qualificada, numa escolha “entre personalidades de reconhecida competência e com experiência profissional nos domínios monetário ou bancário”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.