Eurogrupo aprova italiano Fabio Panetta para o lugar de Benoit Coeuré no BCE

Vice-governador italiano Fabio Panetta foi o único nome proposto para o lugar, nas candidaturas que terminaram a 25 de setembro. Conselho Europeu irá consultar o Parlamento Europeu e o Conselho do BCE e deverá adotar a decisão definitiva até ao final do ano.

O Eurogrupo deu esta quarta-feira ‘luz verde’ ao nome de Fabio Panetta, vice-governador do banco central italiano, para substituir Benoit Coeuré na Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE).

“A recomendação ao Conselho Europeu, constituído pelos chefes de Estado ou de governo, deverá ser formalmente adotada pelo Conselho a 10 de outubro”, refere o Eurogrupo, em comunicado divulgado após reunião.

Os ministros da zona euro explicam ainda que o Conselho Europeu irá consultar o Parlamento Europeu e o Conselho do BCE e deverá adotar a decisão definitiva até ao final do ano.

O italiano Fabio Panetta foi o único nome proposto para o lugar nas candidaturas que terminaram a 25 de setembro, para substituir Benoît Cœuré, cujo mandato de oito anos termina a 31 de dezembro.

O Eurogrupo realça que as nomeações para a Comissão Executiva do BCE são efetuadas “pelo Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, por recomendação do Conselho e após consulta ao Parlamento Europeu e ao Conselho do Banco Central Europeu, de entre personalidades de reconhecida competência e com experiência profissional nos domínios monetário ou bancário”.

A composição do organograma do BCE está a passar por um período de alterações, com destaque para a saída de Mario Draghi da presidência do banco central no final de outubro. O italiano será substituído por Christine Lagarde, que passará a presidir à Comissão Executiva do BCE, composta ainda pelo vice-presidente e por quatro vogais, todos com um mandato de oito anos.

Já o Conselho de governadores do BCE é composto pelos seis membros da Comissão Executiva e pelos governadores dos bancos centrais nacionais dos países da zona euro.

Ler mais
Recomendadas

Wall Street arranca em alta em mais um dia de contas trimestrais

A época de resultados está a animar a bolsa de Nova Iorque. Em termos macroeconómicos, hoje é divulgada a evolução das vendas de casas usadas em setembro nos EUA.

PSI 20 em alta contraria Europa com Galp Energia a disparar mais de 2,5%

A Galp lidera os ganhos depois de ter anunciado que pretende aumentar anualmente os dividendos em 10% ao longo dos três próximos anos.

Wall Street em alta contagiada pelo otimismo em torno das negociações entre EUA e China

A impulsionar as ações americanas esteve, em parte, uma entrevista dada pelo principal conselheiro económico do Presidente Trump, Larry Kudlow, que referiu que a parte final da primeira fase do processo negocial com a China “está a correr bem”. Larry Kudlow adiantou ainda que a imposição de novas tarifas sobre produtos chineses, agendada para dia 15 de dezembro, poderá ser suspensa.
Comentários