[weglot_switcher]

Eurogrupo. Como vai ser escolhido o sucessor de Dijsselbloem?

Candidaturas podem ser apresentadas até dia 30 deste mês e a votação para eleger o sucessor de Dijsselbloem terá lugar a 4 de dezembro. Neste período, há uma série de formalidades a cumprir.
16 Novembro 2017, 16h53

O dia 4 de dezembro pode ser histórico para Portugal caso se confirme a eleição de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo. No entanto, antes de chegar à votação final, existe uma série de procedimentos a adotar que terão de ser cumpridos num curto espaço de tempo.

A carta onde é explicada a designada metodologia do concurso, é hoje divulgada pelo Expresso online e é esclarecedora de todo o processo em que os candidatos têm que se envolver.

Primeiro, deve ser escrita uma carta de motivação para o e-mail do diretor-geral responsável pelo Eurogrupo com o presidente do Grupo de Trabalho do Eurogrupo em cc (em cópia).

A 1 de dezembro, será divulgada a shortlist dos candidatos a eleger sendo que cada um deles será candidato a expressar oralmente as suas motivações e prioridades para os próximos dois anos e meio de mandato (tempo que estarão à frente do Eurogrupo).

A 4 de dezembro, irá cumprir-se a votação e será eleito para a presidência do Eurogrupo aquele que tiver uma maioria simples, pelo menos dez votos. No final, Jeroen Dijsselbloem vai anunciar o eleito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.