[weglot_switcher]

Europa comemora a Semana Verde. Sugestões para diminuir a pegada ecológica (Parte II)

O Rótulo Ecológico Europeu garante que esses detergentes minimizam o impacto no ambiente. Tal acontece graças aos requisitos exigentes que os fabricantes têm de cumprir para obter aquele rótulo.
21 Maio 2019, 07h30

Seja um consumidor mais sustentável e diminua a sua pegada ecológica. O planeta agradece e os seus gastos também!

Como agir de modo a diminuir a nossa pegada ecológica?

Proteger a saúde. Os detergentes com Rótulo Ecológico Europeu contêm, em geral, químicos menos preocupantes, como sejam, substâncias potencialmente cancerígenas, que são estritamente proibidas nestes detergentes, mas não nos outros. Referimo-nos, por exemplo, a substâncias que libertam formaldeído podem causar alergias e asma e a fragrâncias e conservantes prejudiciais ao ambiente e à saúde estão amplamente limitadas.

Poupar o ambiente. Os detergentes com este rótulo não podem ser tóxicos para os organismos aquáticos e têm de ser rapidamente biodegradáveis. Não podem conter nomeadamente fosfatos, que potenciam o crescimento de algas, ameaçam outro tipo de vida marinha e reduzem os níveis de oxigénio da água. Além disso, aquele rótulo exclui produtos desinfetantes que tornam as bactérias mais resistentes, ou seja, mais difíceis de eliminar a longo prazo.

Reduzir o uso de plástico. Os europeus produzem anualmente mais de 25,8 milhões de toneladas de resíduos de plástico, dos quais apenas 30% são reciclados. O processo de embalamento dos produtos com Rótulo Ecológico Europeu é circular. Isto é, prefere o material reciclável, é reciclável e promove recipientes recarregáveis. Este tipo de detergente também não pode conter microplásticos, pequenas partículas de plástico que acabam por ser ingeridos pelos peixes, pelos crustáceos e misturam-se com o plâncton.

Evitar as alegações ambientais sem fundamento (greenwashing). O Rótulo Ecológico Europeu garante que esses detergentes minimizam o impacto no ambiente. Tal acontece graças aos requisitos exigentes que os fabricantes têm de cumprir para obter aquele rótulo. A União Europeia e os Estados-membros, em cooperação com a indústria, organizações ambientais não-governamentais e associações de consumidores, definem os critérios do Rótulo Ecológico Europeu e reveem-nos de quatro em quatro anos.

Apoiamos e defendemos os direitos dos consumidores madeirenses. Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço; Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 035 Caniço; deco.madeira@deco.pt

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/especies-florestais/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”664″ slug=”especies-florestais” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/especies-florestais/thumbnail?version=1530195760090&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.