[weglot_switcher]

Europa vendeu mais de 500 mil veículos elétricos até outubro

Países europeus como o Reino Unido, França e a Noruega, já começaram a implementar restrições às deslocações de veículos com motores de combustão interna, seja gasolina ou gasóleo.
3 Dezembro 2020, 18h50

Os fabricantes venderam mais de 500 mil veículos elétricos na Europa entre janeiro e outubro de 2020, um marco bastante representativo que afasta os consumidores dos combustíveis fósseis em ano de pandemia, avança o “The Guardian”.

O marco inclui a venda de um milhão de veículos 100% elétricos e de híbridos plug-in em 18 mercados europeus, de acordo com dados mais recentes do “Schmidt Automotive Research”.

A venda de veículos totalmente elétricos estão a aumentar de forma bastante rápida devido às restrições das emissões mas também devido a um maior investimento por parte dos fabricantes nos novos modelos e na possibilidade de percorrer maiores distâncias.

Países europeus como o Reino Unido, França e a Noruega, já começaram a implementar restrições às deslocações de veículos com motores de combustão interna, seja gasolina ou gasóleo. Embora com prazos diferenciados, a data mais próxima para o fim de circulação deste tipo de veículos é 2030.

Ainda assim, a indústria automóvel continua a enfrentar uma luta para enfrentar o fim dos combustíveis fósseis. A Europa registou a venda de 13,3 milhões de veículos, sendo a grande maioria a combustíveis fósseis, e devem manter-se como a principal tendência do mercado automóvel até 2024.

Os fabricantes europeus estão preocupados com as multas que podem surgir caso não reduzam drasticamente as emissões de dióxido de carbono dos veículos, por isso estão empenhados em investir na tecnologia de veículos elétricos.

O mercado alemão é um dos que mais está na acelerar em direção ao elétrico, investimento fortemente. A Volkswagen lançou recentemente o ID.3, que foi fonte de grande investimento financeiro por parte da fabricante, e no passado mês de outubro tornou-se o veículo elétrico mais popular da Europa.

Entre janeiro e outubro, só os consumidores britânicos compraram mais de 75 mil veículos elétricos, mais do dobro das vendas no mesmo período do ano passado, e mais de 50 mil híbridos plug-in. Ainda assim, estes veículos representam apenas 5,5% no mercado britânico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.