Eurostat: até julho Portugal registou 8,8 mil milhões de défice da Balança de Bens

As exportações de bens face ao período homólogo aumentaram 8% neste período, tendo-se verificado um crescimento das exportações intra-UE (10%) e uma diminuição nas exportações extra-UE (-1%). As importações de bens aumentaram 9% neste período.

Segundo o Eurostat, entre janeiro e julho de 2018, Portugal registou um défice da Balança de Bens de 8,8 mil milhões de euros, o que compara com um défice de 7,5 mil milhões de euros registado no período homólogo.

Os dados do gabinete europeu de estatísticas, trabalhados pelo Gabinete de Estudos Económicos, revelam que as exportações de bens face ao período homólogo aumentaram 8% neste período, tendo-se verificado um crescimento das exportações intra-UE (10%) e uma diminuição nas exportações extra-UE (-1%). As importações de bens aumentaram 9% neste período.

O Estado-Membro da União Europeia em que se observou o maior excedente da Balança de Bens foi a Alemanha (141,2 mil milhões de euros), seguida da Holanda (36,2 mil milhões de euros), Irlanda (29,7 mil milhões de euros) e Itália (24,7 mil milhões de euros). O Reino Unido foi o Estado-Membro onde se registou o maior défice (88,8 mil milhões de euros), seguido de França (47,2 mil milhões de euros) e Espanha (19,7 mil milhões de euros).

Entre janeiro e julho de 2018, a Balança de Bens da Zona Euro com o resto do mundo registou um excedente de 118,5 mil milhões de euros, o que compara com um excedente de 125,3 mil milhões de euros no período homólogo, diz o Eurostat.

Neste período, as exportações de bens para fora da Zona Euro aumentaram 4,0% num ano face ao período homólogo e o comércio dentro da Zona Euro aumentou 6,0% (também variação homóloga anual).

Até julho a Balança de Bens da UE a 28 com o resto do mundo registou um défice de 4,1 mil milhões de euros, o que compara com um excedente de 6,3 mil milhões de euros no período homólogo.

As exportações de bens da UE a 28 para o resto do mundo aumentaram 3,6% (variação homóloga anual) neste período e o comércio dentro da região aumentou 5,6%.

Ler mais
Recomendadas

Onde são gastos os seus impostos? Fisco vai mostrar a partir de abril

“É essencial os cidadãos conhecerem o destino dos seus impostos, para que compreendam também a sua função para a nossa comunidade”, referiu Mário Centeno no encerramento da conferência “Cidadania fiscal 2.0”, que decorreu hoje no Ministério das Finanças.

António Costa destaca que Portugal continua a atrair investimento estrangeiro apesar da incerteza mundial

António Costa destacou os resultados do último concurso dos incentivos ao investimento, que encerrou há cerca de uma semana, e que teve “mais de 2.800 milhões de euros de investimento candidatado por mais de uma centena de entidades”.

Uber pode comprar rival saudita Careem Networks por 2,6 mil milhões de euros

A Uber quer entrar em bolsa com uma valorização de 106 mil milhões de euros e isso inclui a aquisição da saudita Careem Networks, por 2,6 mil milhões de euros.
Comentários