[weglot_switcher]

Ex-estagiário da NASA vai enriquecer com cassetes originais da missão Apollo 11

Em 1976, um estagiário da NASA adquiriu cassetes sem saber as filmagens que estas continham no seu interior. Mais tarde, descobriu que era Neil Armstrong a pousar na lua com a bandeira norte-americana. Agora, pode tornar-se rico com a venda das mesmas cassetes.
16 Julho 2019, 17h26

A Apollo 11 tocou na lua a 16 de julho de 1969, perfazendo esta terça-feira 50 anos desta aterragem de Buzz Aldrin e Neil Armstrong.

Um estagiário que trabalhava na NASA adquiriu vídeos dessa mesma aterragem por 218 dólares (194 euros), num leilão de excedentes do governo em 1976. Agora, estes vídeos originais de um acontecimento icónico estão em leilão como “as únicas gravações sobreviventes da primeira-geração do histórico passeio na lua”, noticia a ‘Time’.

“Não restauradas, não aprimoradas e não remasterizadas”. São assim as primeiras imagens de Neil Armstrong na superfície lunar e da bandeira norte-americana, assume a Sotheby ‘s. Apesar de estarem a um preço de 700 mil dólares (624 mil euros), a leiloeira estima que estas filmagens consigam atingir valores entre um e dois milhões de dólares (891 mil euros e 1,9 milhões de euros).

Os três rolos de fita que continham as filmagens pertenciam a um conjunto de 1.150 bobinas que Gary George adquiriu em 1976, por um valor que hoje equivale a 975 dólares (869 euros). Durante largas décadas, Gary George admitiu não saber o que as bobinas continham.

Em 2006, a NASA admitiu que tinha perdido as filmagens. Só nessa data é que o antigo estagiário percebeu o valor das cassetes que tinha guardadas. Desde que as comprou, as filmagens apenas tinham sido vistas por três vezes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.