[weglot_switcher]

Ex-ministro da Defesa e general critica Trump: “É o primeiro presidente que não tenta unir os americanos. Nem sequer finge”

Trump ameaçou enviar as tropas norte-americanas para acabar com a agitação civil em várias cidades dos Estados Unidos, mas o antigo líder do Pentágono considera que é um erro “militarizar a resposta”.
  • Jim Mattis e Donald Trump
4 Junho 2020, 10h52

O antigo ministro da Defesa de Donald Trump, Jim Mattis, que se demitiu em 2018, acusou o presidente norte-americano de tentar dividir os Estados Unidos com uma resposta militarizada aos protestos que surgiram em todo o país devido à morte de George Floyd e brutalidade da polícia contra os afro-americanos, avança a ‘Reuters’, citando uma carta de Mattis ao ‘The Atlantic’.

Durante muito tempo, o também general reformado da corpo de fuzileiros dos EUA (os famosos Marines) recusou tecer críticas a Donald Trump pelo seu comportamento relativamente aos protestos raciais, em parte por ter feito parte do seu Governo que abandonou devido a diferenças políticas.

“Donald Trump é o primeiro presidente da minha vida que não tenta unir os americanos. Nem sequer finge [uni-los], afirmou Mattis ao ‘The Atlantic’.”Em vez disso, ele tenta dividir-nos. Estamos a testemunhar as consequências de três anos do seu esforço deliberado” de divisão, sustentou o antigo general.

Estas são as críticas mais fortes que Trump já recebeu por parte de um antigo líder do Pentágono, o ministério da Defesa norte-americano, cujos principais princípios se regem pela liberdade de ajuntamentos e pela igualdade de todos os cidadãos.

Na segunda-feira, 1 de junho, Trump ameaçou enviar as tropas norte-americanas para acabar com a agitação civil em várias cidades dos Estados Unidos. A ameaça de Trump vai contra a vontade dos governadores dos estados que têm sido assolados com os protestos.

“Militarizar a nossa resposta, como testemunhámos em Washington DC, cria um conflito – um falso conflito – entre as sociedades militares e civis”, acrescentou Jim Mattis.

Também Donald Trump já reagiu às declarações do seu ex-secretário da Defesa, afirmando que este é “o general mais sobrestimado do mundo”. “Não gostei do seu estilo de ‘liderança’ ou muito mais sobre ele, e muitos concordam comigo”, escreveu Trump na rede social Twitter.

Atual secretário rompe apoio a Trump

Depois das declarações de Jim Mattis, o atual ministro da Defesa, Mark Esper, rompeu o apoio a Donald Trump relativamente ao envio das tropas armadas para as cidades que verificam protestos e que se recusaram a tomar “as medidas necessárias para defender a propriedade dos residentes”.

Atualmente, os protestos diários já chegaram a 140 cidades norte-americanas. Ainda que a sua maioria sejam pacíficos, muitas cidades têm verificado estragos em propriedades, nomeadamente lojas e carros.

Ainda assim, Mark Esper afirmou que “quanto mais cedo se dominar o espaço da batalha, mais rápido se dissipam e podemos regressar ao normal”, abordando que a situação deve ser travada pela polícia que se encontra no local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.